O final de semana de Grande Prêmio nos Estados Unidos já começou com novidade. No TL1 a Pirelli disponibilizou dois protótipos de pneus para 2020 e algumas equipes aproveitaram para testar.
A manhã começou fria no Texas, e a dupla da Mercedes não perdeu tempo em entrar na pista puxando a fila. Alexander Albon veio forte em suas primeiras tentativas e assumiu a ponta, ele chegou a melhorar o próprio tempo, mas teve a volta eliminada por exceder os limites da pista na curva 19.
Ele não foi o único, durante toda a sessão muitos pilotos tiveram seus giros cancelados. Max Verstappen foi outro que teve seu tempo anulado quando conseguiu o suficiente para pular na frente. O Holandês tentou mais uma vez e concluiu a volta sem problemas, assumindo a ponta.
Além dos problemas em exceder a pista, os pilotos tiveram que enfrentar um circuito bem ondulado.
Sebastian Vettel também chegou a liderar o treino, enquanto Lewis Hamilton seguia sua manhã a parte testando os pneus de 2020, o inglês ficou distante das primeiras colocações .
Seguindo a calmaria e mistura de compostos, o treino chegou no seu terço final, aquela altura Vettel liderava com Albon e Leclerc logo atrás, respectivamente. A surpresa era a presença de Lance Stroll na quinta posição.
A dupla da Mercedes se mantinha no fundo do pelotão devido aos testes com os novos pneus. Verstappen – que calçava os macios – deu sua volta mais rápida do dia, consequentemente melhor que a do alemão e pulou para a primeira posição, sem ser ameaçado o resto da sessão.
Nos minutos finais de treino, Pierre Gasly andou rápido e colocou sua STR na quarta posição, com Daniel Ricciardo em quinto. Hamilton E Bottas trocaram seus pneus pelos macios, mas deram poucas voltas devido ao tempo estar se esgotando. O primeiro registro do inglês foi cancelado, mas em sua segunda tentativa ele estacionou na oitava posição. Já o finlandês não melhorou e fechou a manhã em décimo sétimo.
Os pilotos passaram a simulações de corrida e pouca coisa mudou nos minutos finais.