Picuinhas e fofoca: como a Racing Point teve acesso a informações da Renault?

Tudo parece ter começado no Grande Prêmio do Japão! Após o fim da corrida a Racing Point alertou a FIA de uma possível irregularidade no carro da Renault, os comissários levaram quase duas semanas para decidir o que fazer com a equipe francesa.

Foi ontem (23) que o veredito saiu: a equipe foi desclassificada da última corrida. Com isso, Lance Stroll entrou na zona de pontuação.

Fim da história? Não mesmo!

A acusação foi que a Renault teria usado um sistema não autorizado de equilíbrio dos freios. No regulamento o sistema é legal, mas infringe outro artigo da FIA (27.1) , que não permite que o piloto dirija com ajudas externas. No caso, a adaptação do carro polpou tanto Daniel Ricciardo, quando Nico Hulkernbeg de tomarem algumas ações durante o GP.

De modo geral, a punição foi um pouco polêmica, afinal o sistema não deu exatamente uma vantagem para o time. A Renault até tentou contestar, mas sem resultados e deixou por isso mesmo.

Contudo, como o time rival sabia disso sendo que é um dado confidencial e não teria como ser notado a “olho nu”? A Racing Point alegou que soube do ocorrido pela câmera on board, mas não existe evidências reais em vídeo nenhum!

Foi em meio a todo esse mistério que a Débora lá do Boletim do Paddock foi a fundo ler mais sobre e me chamou para mostrar o que encontrou nos confins da internet. No site alemão, Auto Motor und Sport eles discutiram o caso, e ao que tudo indica houve informações vazadas de dentro da Renault, e isso já faz um tempo!

A afirmação é que informações sobre determinados dados da equipe francesa tenham sido vazadas por um ex-engenheiro do time, e de acordo com o site alemão, a Racing Point já tinha essa informação desde agosto. (Não é novidade para ninguém que as equipes procuram saber o que suas rivais fazem!). O que está sendo repercutido é: porque os britânicos foram fazer essa denúncia só agora em vez de já ter executado antes, quando tinham mais chances de briga dentro do Mundial?

São duas possibilidades discutidas: vingança puramente infantil, já que a Renault ano passado foi contra – em reunião da FIA – a permanência da então Force India no campeonato após o anuncio de falência.

Ou pura picuinha e rivalidade, já que o time francês é um dos que votaram a favor do regulamento de 2021 da FIA, enquanto a Racing Point está no outro lado do trato.

De todo o caso, foi puramente intencional e oportuno!

A equipe francesa teve um de seus melhores desempenhos em corrida este ano, o que já deixa qualquer um desconfiado e querendo averiguar se não tem nada irregular. Com uma punição, Lance Stroll entraria na zona de pontuação e além disso, os holofotes, burburinho e agora a certeza que a Renault está desenvolvendo e testando coisas diferentes que os demais do grid, deixa o time “vulnerável” e em um estado emocional desequilibrado.

Se foi por questões politicas ou de dor no cotovelo, uma certeza é que as relações dentro do Paddock devem estar pegando fogo e a torcida do publico é poder ver isso na segunda temporada da série da Netflix: Drive to Survive.

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