A Ferrari parecia preparada para mais um final de semana voador! Desde retorno das férias a escuderia não deu descanso para seus rivais e Charles Leclerc era -mais uma vez- o grande favorito após conquistar sua quarta pole position seguida, mas as circunstancias em pista se viraram contra eles.
Começando pela estrategia que aos olhos de todos funcionou muito bem. Contudo, é possível afirmar que foi um pensamento medroso por parte do time italiano! Eles tinha a limitação de pista, os pneus e a força do motor em retas a seu favor, a possibilidade de Lewis Hamilton conseguir retornar a sua segunda posição ou até mesmo conseguir pular para o primeiro lugar era minimo. E foi desse minimo que a Ferrari perdeu a corrida.
Eles também não esperavam que Sebastian Vettel ia dar uma de rebelde e querer mudar a cabeça dos estrategistas. Ficou claro que o alemão queria mostrar sua força e o quão veloz ele podia ser para não precisar devolver a posição para o monegasco. Porém, isso gerou um grande estresse dentro dos boxes da equipe e dentro do cockpit de Leclerc.
A troca de posições veio da forma mais suave possível e sem dar tempo de respirarem aliviados o carro número 5 do tetracampeão pifou.
Safety car virtual ativado.
Vantagem para Hamilton, que aproveitou.
Alias, o inglês disse em entrevista que mesmo sem o carro de segurança ele poderia ganhar a corrida. O que não vem ao caso a essa altura.
O piloto da Mercedes fez o dever de casa, com o P2 do sábado obrigou a Ferrari a pensar diferente, e a atitude tomada não permitiu Leclerc de abrir uma vantagem boa em pista. Além disso, o inglês não perdeu os carros vermelhos de vista, acelerou no momento certo e poupou quando preciso.
A equipe alemã também mostrou ao público, que já tem definido dentro de seu time o papel de cada um. Valtteri Bottas segue infeliz, mas fez seu trabalho de escudeiro e depois de se classificar apenas em quinto, completou uma dobradinha para o time.
Se o circuito de Sochi geralmente não anima muito os fãs da categoria, pelo menos trouxe a tona para a Ferrari que atitudes devem ser tomadas caso ainda esteja no plano deles reagir neste campeonato de 2019
Ou se respeita a individualidade de cada piloto ou estabelece quem vai trabalhar para quem.
De modo coadjuvante, os demais pilotos e equipes viveram o GP da Rússia como qualquer outro. A pista se mostrou propensa a abandonos e segue sendo pouco emotiva.
A alegria fica daqui duas semanas, que acontece uma das corridas mais aguardadas pelos fãs: Japão.