Nesta sábado (28) ficou provado que Ferrari + Charles Leclerc pode ser imbatível!
O treino classificatório de Sochi começou com um piloto a menos em pista, o dono da casa, Daniil Kvyat não assumiu seu assento para a equipe poder trabalhar em seu carro.
Dando a largada de 18 minutos do Q1, os carros já entravam rapidamente em pista com propósitos diferentes: Ferrari queria se garantir como a força do final de semana e Mercedes precisava surpreender.
Charles Leclerc veio forte de pneus médios e tinha o registro mais veloz. Enquanto Sebastian Vettel deu uma escorregada quase de encontro ao muro, mas conseguiu segurar.
Quem surpreendia a menos de 0s06 de Leclerc, era Kevin Magnussen. A essa altura a Mercedes e Red Bull abriam duas primeiras voltas.
Todos com pneus macios.
Com isso Lewis Hamilton assumia a ponta, com Max Verstappen em segundo lugar. Enquanto Alexander Albon e Vettel ocupavam a zona de corte.
Quando o piloto novato da Red Bull foi tentar fazer sua volta, ele escapou da pista e deu uma forte pancada na contensão.
Bandeira vermelha!
Com a pista liberada os pilotos correram para se garantir entre os 15 primeiros. Vettel não só saiu da área de risco como subiu para a primeira posição. Kimi Raikkonen foi um que não conseguiu se manter na linha e desperdiçou uma vaga no Q2.
Junto com ele, a dupla da Williams, Albon e Kvyat de fora.
Bottas fois quem abriu os registro no Q2 da Rússia, diferente dos demais pilotos, a dupla da Mercedes calçava os pneus médios, prometendo estrategia diferente para a corrida.
Com isso, a dupla das flechas de prata não tiveram chance de tentar bater o tempo da Ferrari, que mais uma vez liderou com Leclerc e Vettel em segundo. Verstappen fazendo a ponte de separação das duas equipes.
As expectativa era se a Mercedes iria tentar uma volta rápida com os macios na segunda tentativa. Eles até entraram em pista, para qualquer ameaça fazerem suas voltas e não ficarem fora do top10. Contudo, nenhum dos dois finalizou volta, ambos largam com os médios amanhã.
Os eliminados da vez foram: Stroll, Perez, Gasly, Giovinazzi e Magnussen.
Com todos calçando os pneus macios no Q3, o que ia contar era o motor e o piloto.
E o favorito estava se concretizando, Leclerc em sua primeira volta diminuiu para os 31 segundos, primeiro a fazer isso no final de semana. Vettel como esperado foi o segundo, com Hamilton sem conseguir ameaçar a Ferrari em terceiro.
Na segunda rodada de giros, o monegasco veio mais forte ainda e destruiu o próprio tempo! Hamilton ainda conseguiu superar o alemão da Ferrari e larga em segundo, enquanto seu companheiro de equipe nem completou a segunda tentativa, mas herda a quarta posição de Verstappen, que foi punido por ajustes no carro em cinco posições.
Carlos Sainz se consagra melhor “do resto”.
A corrida acontece amanhã, mais cedo, às 8h (horário de Brasília).