Sem nunca ter perdido na Rússia, foi uma surpresa ver a Mercedes atrás da Ferrari na primeira sessão de treinos dessa sexta-feira (27). Contudo, a equipe alemão fez um treino diferente dos rivais.
A sessão só foi ficar animada perto de dar meia hora de pista liberada, antes disso apenas a dupla da Williams e da Racing Point que abriram voltas registrada.
Daniel Ricciardo foi o primeiro a quebrar o padrão das duas equipes pulando para a ponta com Alexander Albon na segunda colocação. Ambos de pneus macios.
Já Daniil Kvyat que também registrava tempo, mas com o composto médio, teve problemas no carro e ele parou no meio do circuito. O safety car virtual foi acionado, mas em meio a isso Charles Leclerc fazia sua primeira volta voadora e pulava para a ponta.
Quando a pista foi liberada mais uma vez, a dupla da Mercedes entrou em cena, nos primeiros giros de pneus macios marcou uma dobradinha com Hamilton e Bottas, respectivamente. A Ferrari vinha no embalo em terceiro e quarto lugar.
Porém, na primeira rodada de trocas dos pneus, a equipe alemã apostou no composto médio. O finlandês chegou a liderar, mas com os demais carros calçando os macios, ficou difícil defender a posição. Hamilton até tentou dar seus giros, mas estacionou em quinto lugar, depois de sofrer com problemas nos freios.
Sebastian Vettel liderava aquela altura, com Bottas em segundo e Verstappen em terceiro. Esse último que perde cinco posições no grid após modificações em sua Red Bull.
Antes dos pilotos entrarem em modo de simulação, Leclerc conseguiu pular a frente do companheiro, levando Verstappen junto que ficou a 0s08 do monegasco, quebrando a dobradinha da Ferrari.
Ricciardo que vinha fazendo uma ótima sessão em Sochi, bateu no final da manhã e vai dar trabalho para a Renault antes do TL2 às 9h, começar.