A esperança dos fãs da categoria é que a pista do Canadá traga algo diferente neste final de semana, mas no momento o que se viu na primeira sessão de treinos livres em Montreal foi o de sempre.
Devida a baixa temperatura o pilotos só começaram a verdadeira ação 30 minutos após o inicio do treino. A Mercedes sem nunca perder o posto de primeiro lugar, foi intercalando o tempo entre seus dois pilotos: Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. A equipe acaba de passar por uma nova atualização em seu sistema e usou o dia para testar seu rendimento.
Max Verstappen foi o piloto para tentar bater de frente com as flechas de prata, mas sem grande sucesso. Ocupando a terceira posição por boa parte da sessão, acabou perdendo o rendimento e também a colocação para Charles Leclerc.
Leclerc mesmo fechando o top3, sofreu para chegar na posição. Tanto ele, quanto Sebastian Vettel estavam em desconfortáveis posições entre os dez primeiros antes que um safety car virtual ser acionado em pista.
O problema foi ocasionado por Antonio Giovinazzi, que surpreendentemente pulou para o quarto lugar em determinado momento, mas pouco tempo depois errou e parou frente ao muro. A dupla da Racing Point também teve seu protagonismo! Antes do piloto da Alfa Romeo aparecer, quem ocupava a quarta posição era Sergio Perez, com Lance Stroll logo atrás.
Hamilton venceu a disputa contra Bottas e fez o melhor tempo com 0s147 de vantagem sobre o companheiro de equipe. Kimi Raikkonen repetiu o bom desempenho do companheiro de equipe – Giovinazzi – e colocou sua Alfa Romeo na sexta colocação, com Vettel 0s040 a frente.
Por mais que o rendimento da Mercedes seja disparado melhor, notou-se que as demais equipes parecem bem equilibradas, principalmente entre os pilotos do segundo pelotão.
A segunda sessão de treinos acontece ainda hoje às 15 horas, horário de Brasilia.