Foi emocionante na medida que o circuito -sem chuva- pode ser.
Poucas ultrapassagens, um safety car, estratégias diferentes e punições. O Principado teve de tudo, mas o mais doloroso foi o abandono de Charles Leclerc em casa.
Desta vez não teve dedo da Ferrari no meio, foram escolhas do próprio piloto que provocaram um problema no assoalho, mas é natural os fãs lembrarem que ele precisou tomar essas decisões agressivas após os acontecimentos do treino classificatório de sábado (25).
Falando em treinos, devo dizer que são algo a parte neste circuito! Foi um final de semana de ótimo rendimento para pilotos do baixo pelotão. Mônaco proporcionou alguns espetáculos durante suas sessões, em particularmente o quali.
Voltando para a corrida, a ultrapassagem base para todos os acontecimentos foi o de Max Verstappen em cima de Valtteri Bottas durante o único Safety Car da manhã. Contudo, essa troca ocorreu dentro dos boxes, a Red Bull Racing soltou o seu piloto antes do permitido o que causou uma punição de cinco segundos para o holandês.
Bottas que teve que voltar para os boxes após o choque com Verstappen, fez uma estratégia diferente da de Lewis Hamilton e calçou os pneus duros, assim como Max e Vettel.
Um erro estratégico de dentro da Mercedes: outro ponto fundamental para o que vinha pela frente.
Assim como Daniel Ricciardo no ano passado, o pentacampeão teve que segurar um Verstappen com sangue nos olhos atrás dele e manter um composto de pneus que não estava durando. O que esteve ao lado do inglês foi a decisão dele em poupar as rodas desde que voltou para a pista. A partir dai a corrida virou um grande dialogo entre Hamilton e a equipe.
Sebastian Vettel virou o expectador de tudo isso lá de sua terceira colocação. A cada prova fica mais visível o quando a Ferrari não tem qualquer condição de disputa neste campeonato, mas o alemão defendeu o trabalho da equipe no final da prova, que dessa vez não errou.
A situação do Hamilton e de Verstappen foi o que prendeu a atenção durante as 78 voltas do Principado. Vale exaltar a persistência do piloto da Red Bull que tentou um ataque agressivo na penúltima volta.
Por mais que a vitória tenha sido mais uma vez do inglês, é a primeira vez no ano que a Mercedes não termina a manhã com uma dobradinha. E talvez seja um dos poucos finais de semana que os fãs da F1 vejam tal coisa. A não ser que batidas e problemas mecânicos tirem algum dos dois pilotos da corrida.
Como já é de costume esperar, as ruas de Monte Carlo sempre exaltam os pilotos com talento dentro do carro. Alexander Albon foi um dos nomes do final de semana que com sua limitada Torro Rosso fez um brilhante trabalho.
Disputas a parte, o assunto -segurança- voltou a rondar a categoria! Enquanto o carro de segurança ocupava a pista e os voluntários varriam os detritos, a Racing Point de Sergio Perez quase atropelou dois deles. Um momento tenso que por sorte não machucou ninguém. Contudo, é de se questionar que erros tão pequenos (de organização) ainda causem esses episódios!
Também foi um dia de grande peso emocional, o tricampeão Niki Lauda foi homenageado por todas as partes e Lewis Hamilton dedicou sua vitória a ele, que foi um dos mentores de sua carreira.