Não foi dobradinha para a Mercedes e nem foi com grande vantagem. Lewis Hamilton liderou a primeira sessão de treinos com um outro piloto em seu calcanhar. Max Verstappen ficou apenas 0s059 do pentacampeão.
Valtteri Bottas que passou boa parte do treino na segunda posição, foi superado pelo piloto da Red Bull na meia hora final e terminou apenas em terceiro, mas afastado do companheiro de equipe apenas por 0s072 .
A Ferrari completou o Top5 com Charles Leclerc em quarto, correndo em casa, e Sebastian Vettel – que carregava na cabeça um capacete em homenagem a Lauda – em quinto. Pierre Gasly de praxe terminou na sexta posição.
As escapadas foram vistas a todo momento durante a sessão, Robert Kubica, o primeiro a entrar em pista para o treino, foi um dos que rodopiou, mas não foi só pilotos do segundo pelotão que sentiram as ruas de Mônaco, Verstappen, Bottas e até Hamilton deram suas fugidas para a área de escape.
Contudo, nada supera os problemas com as Haas! Tanto Romain Grosjean, quanto Kevin Magnussen, receberam bandeiras pretas por ambos seus carros estarem sem contato de rádio e telemetria. Deu tempo da equipe arrumar o problema e os dois retornaram a pista. Eles terminaram em décimo e oitavo, respectivamente. Entre os dois era visto a Alfa Romeo de Kimi Raikkonen.
Desta vez as Willimans não ficaram em último, Lance Stroll e Carlos Sainz Jr. terminaram com as últimas colocações. O piloto da McLaren só deu quatro voltas devido a problemas elétricos com seu carro.
Hamilton ainda tentou melhorar seu tempo, mas foi impedido pelo trafego formado pelas STRs no final da sessão. O inglês terminou a frente com 1min12s106
O segundo treino livre acontece ainda hoje às 10h (Brasília).