A largada foi decisiva para o resto da corrida, Lewis Hamilton foi quem se deu melhor e pulou a frente do pole – Valtteri Bottas, Sebastian Vettel até tentou assumir a ponta, mas escapou da pista e perdeu até sua terceira posição para Max Verstappen.
A volta mais rápida foi passando de mão em mão entre Hamilton e Bottas, no final da corrida quem ficou com o ponto extra foi o inglês
O que chamava a atenção dos fãs era a batalha entre Vettel e Leclerc pela quarta posição, será que Ferrari iria interferir desta vez? O monegasco vinha mais rápido. A surpresa foi a equipe não pedir para ele reduzir e sim para que o alemão abrisse passagem, Leclerc passou e foi embora, a caça agora era em cima de Max Verstappen.
Enquanto isso Vettel vinha perdendo rendimento e Pierre Gasly ameaçava aparecer, Ferrari decidiu por chamar o tetracampeão para a troca de pneus na vigésima volta, antes do previsto.
Verstappen também parou em seguida, mas com a certeza de fazer duas paradas. A Red Bull colocou os macios mais uma vez e obrigatoriamente o holandês teria que parar novamente. Estratégia diferente para Gasly que trocou já pelos médios.
Lá na frente Hamilton já abria 7 segundos de vantagem para Bottas, esse que tinha 19 segundos para Leclerc.
O novato logo fez sua parada, mas calçou os duros. Previsão de seguir até o fim da corrida assim. Sem perder a oportunidade, a Mercedes também chamou seus pilotos, ambos trocaram pelos pneus médios.
Se os carros estivessem no mesmo passo, a estratégia poderia ter mudado muito as coisas: Vettel fez mais uma parada e já acertava a volta mais rápida. Enquanto Leclerc pulava para a terceira posição com a parada de Verstappen.
Em uma tentativa de ultrapassagem entre Lance Stroll e Lando Norris, ambos se chocaram e o carro de segurança entrou em pista.
Mas nem estratégias, nem carro de segurança mudaram as coisas, na relargada Hamilton abriu bem para Bottas e esse não foi ameaçado por Verstappen, que retomou a posição após mais um pit stop de Leclerc. Quem tentou algo foi Gasly, que chegou a ultrapassar o monegasco, mas não manteve a posição.
Para a alegria dos espanhóis, o piloto da casa – Carlos Sainz – chegou entre os dez. Quem fechava essa sequência era Romain Grosjean que fez um excelente final de semana nos treinos, mas na corrida não manteve o bom ritmo.
Hamilton reassume a liderança no campeonato e Verstappen pula para a terceira posição a frente de Vettel.
Próxima corrida acontece em Mônaco daqui duas semanas.