A largada foi conservadora, nenhuma enroscada ou batida. Contudo, foi visto uma belíssima disputa entre Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. Já Sergio Perez pulou na frente de Max Verstappen e Charles Leclerc que largou em oitavo perdeu duas posições devido aos pneus médios novos.
Não demorou para que Leclerc e Verstappen recuperassem suas colocações de início. O piloto da Ferrari ainda subiu mais ainda de posição e na décima volta já ultrapassava o holandês. Pierre Gasly que largou dos boxes já chegava na oitava posição, enquanto seu companheiro de equipe perdia a quarta colocação.
Quando Leclerc colou em Sebastian Vettel, a equipe chamou o alemão para o box. A Mercedes sem perder tempo também chamou seus dois pilotos para trocar os pneus.
Pulando para a liderança, o monegasco se manteve lá por muitas voltas. A equipe estava na aposta de um possível Safety Car. Que não veio a acontecer.
Quem também até então (volta 27) não tinha feito a parada no box foi Gasly, que ocupava a sexta colocação, com Verstappen a frente – dono da volta mais rápida.
Foi na volta número 31 que Bottas passou Leclerc, não demorou para Hamilton fazer o mesmo. Em paralelo aos pilotos da frente, Ricciardo abandonava a prova após dar a ré na área de escape e se bater com Daniil Kvyat. O russo também saiu da disputa em Baku
Foi depois de ser ultrapassado por Vettel que a equipe chamou Leclerc para os boxes, ele saiu com os pneus macios, mas sem grande rendimento.
Gasly não conseguiu nem fazer sua segunda parada, o piloto teve problemas com o carro e abandonou a prova, o Safety Car virtual entrou em ação.
Contudo, na relargada nada aconteceu seguiam Bottas, Hamilton, Vettel e Verstappen. E nada mais mudou, a dupla da Mercedes chegou a ensaiar uma disputa, mas Hamilton errou no passe e ficou na segunda posição. Com mais um erro estratégico da Ferrari, Leclerc chega apenas em quinto, mas completa volta mais rápida.
Destaque para Sergio Perez que terminou a corrida em sexto e a dupla da McLaren que pontuou.
Com a vitória, Bottas passa a frente no campeonato, por apenas um ponto.
Próxima corrida acontece daqui duas semanas em Barcelona.
A Ferrari deveria entender que não se vence corridas apostando unicamente em imprevistos. Ela prejudicou Leclerc ao deixá-lo tempo demais na pista depois que as Mercedes efetuaram as suas paradas. E dessa forma, a Mercedes faturou de novo. E com méritos. Bottas foi extremamente cirúrgico do início até o fim neste GP que ficou bem aquém do esperado.