Foi mais difícil que o esperado pela Mercedes e Lewis Hamilton, mas o inglês se torna o terceiro piloto a conquistar o quinto título na maior categoria de automobilismo do mundo.
Na largada Hamilton se saiu bem e conquistou a segunda colocação, enquanto Daniel Ricciardo que largou na pole caiu para a terceira posição. Fernando Alonso abandonou mais uma vez no início da corrida com problemas em sua McLaren.
A corrida foi toda medida na duração dos pneus, o grid foi dividido naqueles que conseguiram se manter na corrida com apenas uma parada e os que não conseguiram! Valtteri Bottas foi um dos que parou três vezes.
Tudo começou com a parada de Hamilton com menos de 15 voltas, seguida da parada dos outros seis primeiros colocados. A Ferrari foi a que mais resistiu a pista de Hermano Rodriguez.
Max Verstappen foi um que não se sentiu ameaçado, fazendo sua própria corrida e sem ter noção da bagunça que acontecia lá trás. A troca de posições não parou de acontecer até o final da corrida, com as Mercedes em baixo desempenho não foi difícil ultrapassa-los. Porém, quem vinha atrás era Nico Hulkenberg em sétimo a mais de uma volta de diferença.
O dono da casa, Sergio Perez, não teve um bom dia e abandonou a corrida, assim como Carlos Sainz que vinha de um final de semana incrível com a Renault.
Sempre a espreita, Vettel tentava passar que estava a sua frente e em alguns momentos teve sucesso, quando chegou em Ricciardo em segundo lugar não precisou se esforçar tanto. A dez voltas do fim Ricciardo sofreu mais um problema com o motor e abandonou a prova.
Nisso a Mercedes tentou arriscar com Bottas colocando o pneu hipermacio usado, o que deu certo! O finlandês fez a volta mais rápida da corrida.
Na bandeirada, Verstappen cruzou em primeiro a quase 16s de Vettel, com Raikkonen em terceiro. Hamilton terminou fora do pódio em quarto, resultado suficiente para seu pentacampeonato.
O inglês entra em um grupo seleto de apenas três pilotos que conquistaram cinco ou mais títulos na Fórmula 1!
Próxima parada é no Brasil dia 11 de novembro.