A Bélgica será mais um palco para um final de semana com Sprint na Fórmula 1! Por isso a sexta-feira (28) contou com uma sessão livre e o treino classificatório para a corrida de domingo. Max Verstappen foi o mais rápido, mas quem fica com a pole position é a Ferrari de Charles Leclerc.
O único treino livre do final de semana em Spa foi pouco movimentado! A chuva esteve presente durante toda a sessão, que começou com os pilotos calçando os pneus de chuva extrema e depois passaram a usar os intermediários. Carlos Sainz foi o mais rápido na atividade, mas não realizou volta alguma abaixo dos dois minutos pelas condições de pista. Atrás dele estavam Oscar Piastri e Lando Norris completando os três primeiros, respectivamente.
Logan Sargeant, Lance Stroll, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Max Verstappen não registraram tempo nesta sessão, tendo o primeiro causado uma bandeira vermelha após perder o controle de sua Williams e bater contra a barreira de proteções da pista.
Durante o treino foi divulgado uma punição de cinco posições no grid para Verstappen que trocou sua caixa de câmbio.
Devido a pista úmida (sem chuva) a direção de prova atrasou o início da classificação em dez minutos, mas nada que atrapalhasse muito as atividade, pelo contrário! A pista estava molhada, mas o sol estava presente o que ajudou a melhorar a condição do asfalto.
Os pilotos começaram o Q1 com o composto intermediário, fazendo voltas altas no início, mas com a melhora da pista as coisas começaram a mudar. Os pilotos eram bem constantes na pista, fazendo voltas atrás de voltas. Piastri chegou a liderar a sessão, enquanto Norris acabou escapando da pista e caindo na brita. O britânico conseguiu voltar o pit lane sem problemas.
A luta para estar entre os quinze primeiros só foi decidida depois do cronometro zerado, pilotos como Sergio Perez e Yuki Tsunoda finalizaram suas voltas depois disso. Os eliminados foram: Daniel Ricciardo, a dupla da Williams, Hulkenberg e Guanyu!
Hamilton foi o primeiro a registrar tempo no Q2 ainda calçando os pneus intermediários assim como o resto do grid! Ele foi um dos pilotos que se atrapalharam um pouco com a condição de pista meio seca, meio molhada.
Verstappen era quem liderava a sessão quando Valtteri Bottas decidiu arriscar os pneus macios e isso causou um efeito cascata com os pilotos em geral indo nessa direção. Com pista melhorando e várias voltas sendo realizadas em sequencia era difícil identificar a colocação de cada piloto e foi nesse cenário que Pistri terminou na primeira posição e Verstappen apenas em décimo quase eliminado do Q3!
O Q3 começou com alguns minutos de atraso para que a organização limpasse a pista que continha detritos, isso deu a chance da McLaren vistoriar o assoalho de Norris que parecia não estar em perfeito estado após impacto com a brita no início do treino.
Os pilotos puderam entrar na pista usando o pneus macio, com Fernando Alonso abrindo a tabela de tempos. Leclerc registrou o tempo para a pole provisória, com Verstappen em segundo e Sainz em terceiro.
Faltando três minutos para o fim e com um novo jogo de pneus macios instalados, os pilotos foram para uma última tentativa! Verstappen garantiu o tempo mais rápido, com Leclerc e Perez fechando os três primeiros, respectivamente.
Contudo, o bicampeão tem uma punição a cumprir por troca de componentes da sua Red Bull Racing, ele larga em sexto e Hamilton pula para a terceira posição de largada.