O primeiro colocado tem a mesma cara de sempre, mas as pistas em Silverstone reservaram uma surpresa no desempenho de algumas equipes durante este sábado (08) de treino livre e classificação!
O TL3 foi mais uma sessão que não pode-se tirar muito do que estaria por vir na classificação. Isso porque o tempo virou e o que começou como um treino de pista seca, terminou com ela molhada.
No início os pilotos testavam com o composto macio, mas quando a garoa chegou foi momento de trocar pelos intermediários por esse motivo a tabela de tempo ficou com desempenhos mistos.
Charles Leclerc foi quem liderou a sessão, com destaque para mais um vez a presença de Alex Albon entre os três primeiro colocados.
Devido a chuva da sessão anterior, a classificação começou com a pista ainda úmida, com isso alguns pilotos como a dupla da Ferrari, Haas e Logan Sargeant começaram o Q1 com o composto intermediário, mas logo viram que a situação era melhor que o esperado e mudaram para os macios. A essa altura Lewis Hamilton era o primeiro a abrir volta realizando o segundo setor roxo, mas acabou passando por uma parte ainda molhada do asfalto e foi parar na brita. Ela conseguiu voltar e realizar a sessão normalmente.
A chuva voltou a aparecer, mas nada que atrapalhasse ou obrigasse os pilotos a pensarem em estratégias, Verstappen chegou a bater a asa dianteira de sua Red Bull Racing dentro do pit lane, mas com um regime de bandeira vermelha instalada pela quebra do carro de Kevin Magnussen, a equipe conseguiu troca-la e mandar o piloto para a pista nos 3 minutos finais de sessão.
Aproveitando dessa bagunça, Lando Norris conseguiu o melhor tempo, seguido de Leclerc e Russell. Sergio Perez mais uma vez fica para trás e não consegue se classificar entre os 15 primeiros.
No Q2 a pista melhorava e os pilotos conseguiam ter um melhor desempenho, o que acabou equilibrando o grid em suas voltas rápidas. Verstappen seguia em seu posto habitual como líder, mas a McLaren mais um vez deu o ar das graças com Oscar Piatri fazendo o segundo melhor tempo nesta parte das atividades. Norris completou os três primeiros mostrando que as atualizações da equipe britânica estão funcionando.
Esteban Ocon e Lance Stroll, foram dois dos que não se classificaram entre os dez e protagonizaram um momento tenso em pista, quando o primeiro estava em volta rápida e o piloto da Aston Martin lhe atrapalhou.
A decisão da pole position no Q3 seguiu seu percurso normal com Verstappen conquistando a ponta sem qualquer dificuldade. Contudo, a emoção ficou para os demais!
Na primeira tentativa de voltas, Hamilton foi quem conseguiu concluir um ótimo giro e ficar com o P2. Porém, em segunda tentativa ele foi apenas o sétimo, mas com uma volta extremamente limpa, tudo foi resolvido no detalhe e esse detalhe foi menos de 1s entre todos os pilotos do segundo ao décimo lugar!
Quem se saiu bem e seguiu as rédeas do que foi a classificação inteira, foi Norris com o segundo lugar, seguido de seu companheiro de equipe Piastri em terceiro. A garagem da McLaren vibrou como se fosse uma dobradinha. Em compensação, a Aston Martin parece ter recuado em seu desenvolvimento e Fernando Alonso fez uma sessão silenciosa e larga em nono.
Valtteri Bottas que largaria em décimo quinto, foi desclassificado por não ter combustível suficiente em seu carro, larga em último no domingo (09).