O sábado (17) no Canadá foi debaixo de chuva, o que deixou as atividades mais dinâmicas e acionou muitas bandeiras vermelhas. E com as condições, algumas surpresas aconteceram durante a classificação de deu mais uma pole position a Verstappen!
TL3:
A chuva não deixou a pista de Montreal desde o final do segundo treino livre na sexta-feira! Com isso, os pilotos treinaram na terceira sessão com o composto intermediário e pouco, efetivamente, foi coletado, mas os pilotos tiveram a chance de tentar suas voltas rápidas, em vista que a previsão era de asfalto molhado na classificação.
Max Verstappen foi quem liderou a atividade com 1m23s106! Charles Leclerc ficou em segundo, enquanto isso Carlos Sainz bateu sua Ferrari contra o muro e acionou uma bandeira vermelha no meio da sessão.
Fernando Alonso fechou os três primeiros colocados depois de oscilar um pouco entre as dez primeiras colocações. Lewis Hamilton, que liderou o TL2, ficou apenas em décimo!
Classificação:
O clima continuou chuvoso, logo no início do Q1 os pilotos entraram em pista com o pneu intermediário. A dupla da Williams era a única que tinha completado volta quanto Zhou beijo o muro e acionou uma bandeira vermelha, Fernando Alonso vinha em volta rápida quando isso ocorreu!
A sessão voltou um tempo depois com os pilotos buscando estar entre os quinze primeiros. A pista continuava bem molhada e por isso muitos pilotos escorregavam e perdiam um pouco o controle de seus monopostos.
Leclerc, Alonso e Verstappen brigavam pela liderança e Russell parecia ter problemas para concluir sua volta. No final o piloto da Mercedes conseguiu saltar para a quarta posição atrás de seu companheiro de equipe em terceiro.
Zhou até retornou para a pista, mas ficou com a última posição. Pierre Gasly também ficou de fora dos 15 primeiros após ser atrapalhado por Carlos Sainz, caso será investigado. De Vries, Tsunoda e Sargeant também não conseguiram avançar.
No Q2 a discussão era se a melhor opção seria calçar os macios ou continuar com os intermediarios. Alex Albon foi o primeiro a se arriscar com os pneus de pista seca, enquanto Russell liderava a sessão com os pneus de chuva leve. Contudo, após uma volta Verstappen trocou os pneus para os macios, assim como Norris. Consequentemente outros pilotos começaram a fazer o mesmo.
Entretanto, Fernando Alonso com o intermediário parecia render melhor do que alguns pilotos com os macios. Albon liderava a sessão naquela altura. Faltando cinco minutos para o fim da segunda parte do treino a maioria dos pilotos arriscava com os pneus macios, mas a chuva parecia voltar ao cenário.
Os pilotos não conseguiam melhorar seus tempos, independente do composto, muitos dos que colocaram os macios mudaram de novo para os intermediários. Contudo, ninguém conseguiu concluir voltas depois de suas primeiras tentativas! Com isso, Leclerc, Perez, Stroll, Magnussen e Bottas não conseguiram passar.
Os pilotos correram para entrar no Q3 e fazer suas voltas o mais rápido antes que qualquer coisa acontecesse. Verstappen não teve problemas em assumir a liderança, com Alonso em segundo e Hamilton na terceira posição. Albon ainda não tinha registrado tempo quando Piastri bateu contra o muro e mais uma bandeira vermelha entrou em pista faltando sete minutos para o fim do treino.
No retorno do treino as condições eram piores ainda, uma chuva forte chegou e nem os intermediários deram conta! Hulkenberg conseguiu assumir a segunda posição antes da pista ficar inguiável. Sem ter tempo e o que mais fazer, os pilotos saíram da pista ainda faltando 3 minutos para o fim da sessão.
Verstappen garantiu mais uma pole position, com a presença surpresa de Hulkenberg na segunda posição e Alonso em terceiro!