Em um sábado (27) dominado por Max Verstappen em Mônaco, foi no detalhe que ele garantiu a primeira colocação no grid! O dia de treinos foi mais uma vez marcado por acidentes e bandeira vermelhas.
TL3:
A última sessão livre do final de semana foi bem dinâmica, com a dominância do composto macio e pela escolha de alguns pilotos de darem mais ou menos voltas. A Red Bull Racing foi a mais rápida da atividade, mas com uma proximidade da Aston Martin que fechou em terceiro lugar com Lance Stroll. A Ferrari continuou sofrendo com o assoalho raspando no asfalto, não eram uma ameaça totalmente real para a pole de mais tarde, mesmo com os bons registros da dupla.
Lewis Hamilton, que terminou em oitavo, foi o azarado da vez, ele bateu e ficou com a asa dianteira presa e por isso uma bandeira vermelha foi acionada, mas sem grande danos no carro. Com isso, a sessão foi finalizada um pouco mais cedo.
A classificação foi realizada embaixo de sol e com a promessa de muita confusão e talvez um novo rosto da pole position deste ano!
Dois pontos marcaram o Q1: a batida de Sergio Perez logo no início da sessão e a dificuldade de Hamilton em passar nas 15 primeiras colocações.
Os primeiros pilotos a entrarem na pista foram a dupla da Williams e AlphaTauri com os pneus macios, como todos os outros pilotos. Lando Norris chegou a liderar o início da sessão antes que Perez perdesse o controle do carro e uma bandeira vermelha fosse acionada.
Verstappen terminou a primeira etapa sendo o mais rápido, enquanto Hamilton errou no que seria sua última tentativa de giro, mas ainda teve tempo de abrir mais uma volta e sair da zona de eliminados. Carlos Sainz foi outro que se colocou em risco, mas conseguiu se classificar entre os 15 primeiros na sua última tentativa!
Hamilton foi quem abriu o Q2 com um composto usado, outros pilotos seguiram a mesma estratégia, mas a maioria entrou em pista com compostos novos. Yuki Tsunoda foi um dos que gastou o composto com uma freada após perder o controle do carro.
Diferente do heptacampeão, George Russell parecia entregar o melhor que a Mercedes podia dar, e em momento algum ficou ameaçado, chegando a aparecer em terceiro lugar. A briga da pole position se desenhava entre Alonso e Verstappen, mesmo com Leclerc se colocando entre eles.
Norris se garantiu para a próxima etapa do treino, mas acabou se chocando no muro de contenção e danificando sua McLaren. Já Stroll, não conseguiu se classificar entre os dez.
Piastri, DeVries, Albon e Bottas também ficaram de fora.
A hora da verdade chegou e o Q3 começou agitado com todos os pilotos indo para a pista. Nos primeiros giros foi Alonso quem dominou a sessão, com a dupla da Ferrari entre ele e Verstappen.
Dessa vez Hamilton conseguiu superar as dificuldades e até se classificou a frente de Russell.
A surpresa veio com Esteban Ocon que chegou a ser um pole position provisório, mas foi superado ficando com a incrível quarta colocação. Foi no final do treino que as coisas ficaram bem interessantes!
Alonso garantiu os três setores mais rápidos da pista, pole position praticamente garantida, a ponto que a equipe vibrava no pit lane, principalmente com a volta que Verstappen estava dando. Contudo, o bicampeão conseguiu um terceiro setor no detalhe e pegou a primeira posição para ele!
Leclerc, em pista, garantiu a terceira colocação, mas como havia atrapalhado Norris em volta rápida, o monegasco foi punido e perdeu três posições. O piloto da McLaren, que conseguiu entrar me pista depois de bater no Q2, ficou em décimo!