O primeiro dia de sessões na Austrália foram intensas marcadas por muitos giros, tráfego, bandeiras vermelhas, chuva e confusão.
O TL1 em Melbourne começou agitado com pilotos como Piastri, Gasly e Stroll registrando tempo em pista. O grid estava dividido entre os compostos médios e duros, enquanto isso Verstappen começava o dia com os macios. Contudo, foi Sergio Perez que começou liderando o quadro de registro calçando os pneus médios. Com dez minutos de sessão completas, apenas Lando Norris não havia registrado tempo!
Kevin Magnussen foi o primeiro a forçar demais e acabar caindo na brita, mas sem problemas para retornar ao asfalto. Muitos pilotos buscaram esse limite, mesmo sendo apenas um treino livre e acabaram errando.
Com metade da sessão concluída, os pilotos ainda faziam seus testes individuais acertando configurações especificas, principalmente por causa das atualizações que algumas equipes trouxeram já para a Austrália, como a Red Bull Racing que vem com uma nova asa dianteira. A liderança era de Verstappen seguido por Perez e Leclerc.
Foi só depois de meia hora que Norris conseguiu completar sua volta pulando para a décima sexta posição. Enquanto isso era possível ver uma parte do grid assumindo o composto macio.
O agito de mudar o pneus causou tráfegos em pista e muitas voltas foram atrapalhadas, como foi o caso de Hamilton bloqueado por Tsunoda.
Após as pequenas confusões, uma bandeira vermelha foi acionada por problemas no GPS do circuito!
A sessão voltou faltando 15 minutos para o fim e os pilotos não perderam tempo e voltaram para a pista, Verstappen errou em uma de suas voltas e saiu da pista, ele se recuperou, mas sem tempo de reagir com nova volta já que Logan Sargent acionou uma bandeira vermelha ao parar na grama.
Faltando apenas três minutos a sessão terminou sob o regime da bandeira vermelha. Verstappen garantiu a liderança com Hamilton em segundo e Perez em terceiro.
Os pilotos voltaram para a pista no TL2 com a intenção de realizar simulações de corrida e classificação pelas condições de pista serem semelhantes a que eles iriam enfrentar no sábado e domingo. Contudo, a previsão de chuva deixou todos em alerta!
No início da sessão, as equipes seguiram o padrão da sessão anterior, grid testava os compostos duros e médios, Norris que passou boa parte do TL1 no box foi um dos primeiros a entrar na pista.
Isso durou pouco, a chuva veio antes mesmo dos pilotos pensarem em testar os pneus macios e simular voltas rápidas. Alguns tentaram permanecer em pista, mas as condições não eram favoráveis e muitos acabaram escapando do asfalto.
No quadro de tempo, Fernando Alonso liderava com 1:18.887, volta mais rápida que de Verstappen no treino anterior. O espanhol registrou o tempo com os pneus médios e depois que a chuva chegou ninguém teve condições de supera-lo. Em segundo lugar pareceu Charles Lerclerc, seguido do holandês da Red Bull Racing.
Com a chuva em pista, o circuito ficou vazio por algum tempo, os pilotos chegaram a voltar calçando os intermediários e dando algumas voltas de configuração, mas nada extremamente efetivo. A pista molhada acabou atrapalhando os planos de todos.