A noite desta domingo (19) em Jeddah prometia grandes disputas e provas de recuperação, a pista entregou isso por boa parte da corrida, mas foi esfriando no final!
Antes da largada era possível ver estratégias diferentes de pneus, a maioria usou o esperado com o médio, Lewis Hamilton e Logan Sargent com duros e Charles Leclerc e Lando Norris de macios.
Fernando Alonso larga muito bem, mas é punido com 5 segundos por largar em posição incorreta. Além dele, seu companheiro de equipe, Lance Stroll também largou muito bem e conquistou posição em cima de Carlos Sainz. Verstappen em décimo quinto largou de modo conservador. Oscar Piastri que estava entre o dez primeiros, acabou se enroscando em outros carros e perdeu pedaços do carro, com a parada no pit lane caiu para penúltimo, a frente apenas de Lando Norris.
Perez recuperou a liderança na quarta volta, sem grandes complicações. Enquanto isso nas posições atrás, Pierre Gasly tentava passar Hamilton, enquanto era ameaçado por Leclerc.
O piloto da Ferrari passou Gasly e Hamilton sem muitos problemas, demorou um pouco para chegar no heptacampeão, mas quando chegou ultrapassou de forma limpa. Com as passagens concluídas por parte do monegasco, era a vez de Verstappen realiza-las em cima de ambos os pilotos.
A Ferrari chegou a chamar o Sainz para o pit, mas não pararam, enquanto Stroll entrou logo em seguida. O espanhol deu mais algumas voltas e então parou, ambos com pneus duros, assim como os demais que fizeram paradas.
Verstappen chegou em Leclerc, mas antes que pudesse tentar algo o monegasco parou no box. Problemas com a Aston Martin fez Lance Stroll parar o carro no segundo setor e o carro de segurança teve que entrar em pista. Com isso, os cinco primeiros colocados pararam, Perez, Alonso, Russell, Verstappen e Hamilton. Apenas o heptacampeão calçou os médios contra os duros dos demais.
O safety car saiu na volta vinte, Perez segurou bem na liderança, Verstappen ia para cima de Russell e Hamilton de Sainz. O piloto da Mercedes conseguiu realizar a ultrapassagem. A outra briga demorou mais para ser concluída, mas Verstappen conseguiu a ultrapassagem com o DRS liberado. E não demorou muito para ele passar Alonso e assumir a segunda posição.
Alex Albon relatou problemas com os freios, mas não parou no pit lane na primeira oportunidade, ele se manteve em pista. Contudo, precisou parar e abandonar a prova!
Depois disso brigas internas começaram a desenrolar, entre Red Bull Racing pela vitória, Mercedes pelo quarto lugar e Ferrari pelo quinto.
Nas quinze voltas finais, ambos os pilotos reclamaram de problemas nos carros, mas nada que prejudicasse a dobradinha da equipe. No final do grid, a dupla da McLaren brigava pelo décimo sexto lugar, com o novato Piastri ganhando essa.
Sergio Perez vence sua quinta corrida da categoria liderando a dobradinha da Red Bull Racing, Alonso completa mais uma pódio. Mesmo com os problemas no final de semana, a dupla da Mercedes garante o quarto e quinto lugar a frente da Ferrari.
ATUALIZAÇÃO: por ter cumprido a punição de maneira equivocada, Alonso perde o pódio em nova punição de dez segundo, o terceiro lugar cai no colo de George Russell.