Sergio Perez conquista primeira pole position do ano depois de Verstappen enfrentar problemas no carro!

O circuito de Jeddah recebeu a Fórmula 1 neste sábado (18) para o terceiro treino livre e a classificação. Nesta primeira sessão de treinos o cenário permaneceu o mesmo do dia anterior, mas um pequeno detalhe mudou isso na hora de decidir o grid de largada.

No TL3 os pilotos entraram em pista com mais calma, foram testados todos os pneus, tendo Max Verstappen liderado a sessão com o composto duro por uma momento. Ele confirmou a posição no final, com todos os pilotos em pista calçando o pneu macio. A Ferrari parecia com problemas para se encontrar, enquanto a McLaren demostrava um bom desempenho. Contudo, esse resultado chegava ser em vão devido o estado da pista não ser equivalente ao que as equipes encontrariam mais tarde na classificação e na corrida de domingo (19).

Sergio Perez e Fernando Alonso fecharam as três primeiras colocaçãos.

Chegou a hora na classificação e as apostas eram em torno de mais uma pole position tranquila para Max Verstappen, e ela realmente poderia ter vindo se não fosse problemas em seu carro.

No Q1 era possível observar um sequência enorme de erros por parte dos pilotos desde Fernando Alonso até Lando Norris. No caso do piloto da McLaren, ele ter esbarrado no muro lhe custou o treino, ele precisou retornar para o pit lane e não conseguiu voltar para a pista. Só não larga em último pois registrou tempo, enquanto Logan Sargent não conseguiu completar giro algum.

Verstappen terminou a primeira parte do treino com o melhor tempo! Junto com Norris e Sargent os pilotos que ficaram fora dos quinze primeiros foram: Tsunoda, De Vries e Albon. Destaque para o desempenho da Haas com Hulkenberg em sétimo.

Logo no início do Q2 a Red Bull Racing de Verstappen começou a apresentar problemas, a equipe o chamou para o box, mas pouco tinha-se a ser feito! O favorito para a pole position larga em décimo quinto lugar!

A Ferrari recuperou o passe, depois de um TL3 ruim e Leclerc rodava entre as primeiras colocações. Em contra parte, Carlos Sainz cometeu uma sequencia de erros, mas conseguiu se garantir entre os dez primeiros em último giro. Sem Verstappen, Perez assumiu a primeira colocação no quadro de tempos.

Destaque para Oscar Piastri que conseguiu se classificar, diferente da dupla da Haas e da Alfa Romeo.

A briga pela pole position no Q3 caiu no colo de Perez e Alonso, mas com o mexicano levando a melhor sem grande problemas. Alonso chegou a liderar, mas foi superado por Leclerc, que tem 10 posições de punição para tomar.

O piloto da Red Bull Racing garantiu a primeira colocação no primeiro giro, sem os outros pilotos conseguirem melhorar seus tempos na segunda tentativa. Esteban Ocon foi o único que ganhou posição, em cima de Lewis Hamilton que não se acertou com sua W14 e larga em oitavo lugar. Com a punição do piloto da Ferrari, Russell assumiu a terceira colocação no grid de largada.

A corrida acontece neste domingo (19) às 14h no horário de Brasília e promete uma corrida de recuperação de Verstappen e Leclerc e grande embates.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *