A pré-temporada da Fórmula se encerrou nesta sexta-feira (25) no Bahrein e o piloto da Red Bull Racing, Sergio Perez, foi o mais rápido (1:30.305) de um dia extremamente agitado em pista!
O brasileiro, Felipe Drugovich assumiu mais uma vez o lugar de Lance Stroll na Aston Martin, deixando em dúvida se o piloto canadense volta ou não para a primeira corrida do ano.
Nesta último dia de treinos as equipes não só focaram na coleta de dados, como também fizeram simulações de corrida, voltas rápidas e testes de largada.
Manhã:
Charles Leclerc foi o mais rápido da sessão matutina (1:31.024) seguido de George Russell e o brasileiro Drugovich. O piloto da Mercedes, que sofreu com problemas hidráulicos na sexta-feira conseguiu treinar normalmente e coletar quilometragem para a equipe alemã.
Em compensação a Alfa Romeo mais uma vez sofreu com a confiabilidade, mas com Valtteri Bottas no volante. O problema com cambio foi resolvido para que o finlandês pudesse retornar ao carro para os treinos da tarde.
Quem também enfrentou problemas que se prolongaram durante os três dias foi a McLaren, era possível ver a equipe mexendo muito no carro durante a sessão, principalmente na região das rodas. Motivo que deixou o novato Oscar Piastri com apenas 44 voltas realizadas na manhã.
Os pilotos usaram todos os compostos durante os testes, mas o mais presentes foram os médios para stints longos e os macios para stints curtos!
A FIA mais uma vez realizou testes padrões com bandeiras vermelha, amarela e safety car virtual.
Tarde:
A última sessão da pré-temporada foi aproveitada ao máximo, o flow-vis continuou presente no início do treino, mas foi perdendo força enquanto os pilotos coletavam quilometragem e passaram a calçar os pneus macios C5 e C4 para dar voltas rápidas.
A briga pelo melhor tempo ficou entre Hamilton e Perez. Contudo, era recorrente a mudança de compostos, então depois de algumas voltas rápidas, era possível ver aqueles mesmos pilotos fazendo simulações de corrida com o composto médio.
As equipes aproveitaram tudo que podiam dessas últimas quatro horas de teste antes do Grande Prêmio do Bahrein daqui uma semana!
Bottas superou os problemas da manhã em sua Alfa Romeo e foi o terceiro mais rápido do dia e conseguiu realizar 131 giros! A McLaren por outro lado não conseguiu realizar isso nem somando as voltas de seus dois pilotos, a equipe britânica foi a que menos registrou voltas nos testes!
Perto do final da sessão os pilotos chegaram a “disputar” posições em pista na preparação para treinar largada. Perez ficou com a volta mais rápida do dia e superou o tempo da pole position de 2022 no mesmo circuito.
A Fórmula 1 volta para a pista no Grande Prêmio do Bahrein no próximo final de semana (03-05 de março) para o início da temporada de 2023.