Nesta sexta-feira (25) Barcelona recebeu o último dia da pré-temporada na Espanha e o dia foi proveitoso para alguns e menos produtivo para outros.
Pela manhã a primeira coisa que colocaram os olhos foi na Haas totalmente branca, o patrocínio master da equipe saiu fora por um dia devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia! A equipe deve fazer novas reuniões para decidir o que será do futuro da Haas.
Por forçarem mais seus equipamentos no último dia, a sessão foi cheia de bandeira vermelhas devido a quebras de equipamento ou por pilotos escapando na brita. Como no caso da Alfa Romeo, o carro do time italiano está rendendo pouco e os pilotos parecem não encontrar um equilíbrio adequado no carro.
A primeira paralização do dia foi por conta de um problema hidráulico na Alpine de Fernando Alonso, um pequeno incêndio aconteceu e foi então fim de treinos para a equipe francesa.
A sessão também foi parada depois que Pierre Gasly colidiu com um barreira de contensão danificando a asa dianteira de sua Alpha Tauri! Já Sebastian Vettel acionou a bandeira vermelha que finalizou a sessão da manhã depois que a Aston Martin número 5 causar mais um incêndio no dia, dessa vez por conta de um vazamento de óleo. Mesmo assim o alemão ficou com o terceiro tempo dos treinos diurnos.
Foi George Russell quem dominou os registros com 1:19.223 (C5) e ainda sendo o mais constante com 66 voltas realizadas. Max Verstappen fechou em segundo usando o composto C3.
A pista foi molhada pela tarde para que os pilotos pudessem treinar com os pneus de chuva e os intermediários da Pirelli até chegarem a pista seca no final da sessão.
Com o asfalto de “chuva” as equipes focaram mais os teste em corridas longas e os tempos só foram cair quando as condições eram de chão seco. Foi então que Lewis Hamilton fez uma grande sequência de giros rápidos, assumindo a liderança primeiro com o C4 e depois com o pneu C5 em 1:19.138, tempo mais rápido da pré-temporada.
Sergio Perez, que assumiu o banco da Red Bull Racing pela parte da tarde, também conseguiu diminuir seu tempo pessoal e terminou o dia em terceiro.
Carlos Sainz foi quem finalizou os testes em Barcelona com mais voltas dadas, um total de 236 giros, o que mostra a confiabilidade da Ferrari.
Os carros seguiram o dia tentando entender o novo fenômeno causado pelo efeito solo: “engolfinhar”. Contudo, muitas das equipes pareciam sofrer menos com o problema! Pelo visto uma solução foi encontrada a curto prazo ao menos.
A segunda e última parte da pré-temporada da Fórmula 1 acontece no Bahrein dos dias 10-12, na semana que antecede o começo da temporada.