O sábado (11) parecia pender para a Mercedes de Lewis Hamilton, mas com uma asa mais ajustada e uma estratégia diferente foi a Red Bull Racing e o Max Verstappen que levaram a melhor.
No TL3 a pista ficou com variados compostos sendo testados, a dupla da Red Bull Racing começou com os pneus médios, enquanto a Mercedes testou apenas com os macios, alguns pilotos com os da Ferrari testaram os duros.
Hamilton foi o mais rápido, com Verstappen em segundo e Bottas na terceira posição, mas o heptacampeão que começou a sessão muito rápido começou a sofrer com os pneus no final. Sergio Perez fez o quarto tempo e Lando Norris foi a terceira força com a McLaren, aparecendo pela primeira vez com bom desempenho no final de semana.
O treino acabou com os pilotos treinando largada.
Na sessão classificatória, as coisas mudaram de figura. No Q1 a Mercedes manteve a força e se classificou na frente com os pneus macios, enquanto isso a Ferrari era a única com o composto médio. Contudo, sem um grande resultado a equipe chamou a dupla para o box e trocou pelo pneus de faixa vermelha.
Durante uma de suas voltas, Mick Schumacher arrancou uma haste da entrada do pit lane e o regime de bandeira vermelha foi colocado, mas isso não atrapalhou o resto do Q1 que ainda tinha seis minutos para terminar.
Neste tempo alguns pilotos melhoraram seus registros, enquanto outro ficaram para trás:
No Q2 os pilotos se dividiram com os compostos médios e macios, com o último estavam a dupla da Ferrari – que chegou a liderara com Carlos Sainz – Alpine e Aston Martin. Os demais calçavam os médios.
Hamilton voltou a liderar na sua segunda tentativa, mas como já esperado a estratégia da Red Bull Racing é outra e sua dupla apareceu com os pneus macios na última tentativa, passaram para o top 10 na liderança.
A surpresa foi a falta de desempenho de Pierre Gasly que ficou fora do Q3, junto com Sebastian Vettel e Fernando Alonso que tiveram suas voltas prejudicadas pelo trafego.
Foi no Q3 que a Red Bull Racing deu o bote em cima da Mercedes, Sergio Perez sacrificou sua primeira tentativa para dar vácuo na volta de Verstappen e o holandês conseguiu a pole provisória em cima de Hamilton por mais de meio segundo.
Na segunda tentativa, Hamilton até melhorou, mas não o suficiente e larga em segundo. Lando Norris foi a surpresa da vez ao garantir uma terceira colocação, já que Bottas teve problemas com seu carro no TL3 e a Mercedes correu com peças da potência de seu 77 antigas e larga em sexto. Perez conseguiu se recuperar e aparece na quarta posição.
Verstappen conquista mais uma pole position e talvez a mais importante do campeonato. A última corrida e decisão do campeonato acontece neste domingo (12) às 10h, horário de Brasília.