Nesta sexta-feira (10) de treinos em Yas Marina, a Mercedes e Red Bull Racing pareceram equilibradas, mesmo que Lewis Hamilton tenha liderado a sessão mais importante do dia, com tranquilidade.
Antes do sol se pôr em Abu Dhabi, o TL1 aconteceu com os pilotos usando o composto macio e fazendo muitos testes aerodinâmicos no início da sessão. Jack Aitken assumiu o lugar de George Russell nas atividades, o britânico está de partida da Williams e assume a vaga de Valtteri Bottas na Mercedes em 2022.
Somente Kimi Raikkonen, que se aposenta depois deste Grande Prêmio, e a dupla da Haas testavam com os pneus médios.
A curva 16 foi a grande vilã do dia, muitos tempos foram deletados depois que os pilotos extravasavam os limites de pista naquele ponto. Hamilton chegou a liderar a sessão, mas foi Max Verstappen quem ficou com o P1 em boa parte dela até o final. Valtteri Bottas acompanhava os dois de perto e a Alpine mostrava ter um bom ritmo!
Boa parte do treino foi para as equipes entenderam as mudanças da pista e testar seus acertos para os carros. Então as voltas rápidas ficaram em segundo plano.
Promovendo um maior senso de realidade, o TL2 foi super agitado. Por ser no mesmo horário que a classificação e corrida, os pilotos e equipes não perderam tempo em calçar o composto médio e macio.
Ambas as simulações foram realizadas, e a Mercedes parece ter um leve vantagem. Contudo, Verstappen focou mais na simulação de corrida com os pneus macios, o que dá a entender que ele deve fazer uma estratégia diferente no domingo.
Mais uma vez os limites de pista foram um problema, e muitos tempos acabaram deletados. Alguns pilotos também chegaram a beijar o muro, como no caso de Bottas.
Hamilton foi quem liderou boa parte da sessão e terminou com a primeira colocação, Esteban Ocon foi a surpresa ficando em segundo lugar, com Bottas em terceiro.
Na briga pela terceira posição no Mundial de Construtores, a Ferrari parece com um conjunto superior a McLaren para este final de semana, mas o destaque mais uma vez é para a Alpine, que deve garantir a quinta colocação.
Logo que o treino foi encerrado, Raikkonen perdeu sua Alfa Romeo e foi parar no muro, uma bandeira vermelha foi acionada.
Enquanto as voltas rápidas giravam em torno do 23 segundos (com Hamilton), a simulação de corrida ficou nos 29s!