O domingo (05) em Jeddah foi de muitos ensinamentos, e um dos principais talvez seja: dinheiro não faz corrida boa.
Lewis Hamilton venceu e com a volta mais rápida empata no campeonato, mas o clima de final de ano vai chegando a seu limite. Verstappen garante segundo lugar ainda podendo perder a posição e Bottas em terceiro!
A corrida começou com uma largada bem limpa por parte de todos, mas tudo mudou de figura quando Mick Schumacher bateu sozinho e o safety car entrou em pista. Com isso quase todo top 10 parou no pitlane para trocas (era a volta 10). Aquela altura Fernando Alonso e Carlos Sainz eram os mais ativos em realizar ultrapassagens e pontos específicos na pista. Verstappen foi o único a não parar do primeiros colocados, voltas depois a F1 colocou a bandeira vermelha em pista e o holandês acabou ficando com a vantagem, por poder trocar o pneu e estar em primeiro lugar.
Foi então que uma sequencia de relargadas começou. Hamilton conseguiu a ultrapassagem em Verstappen, mas esse fechou a porta e passou por fora, enquanto o inglês recuou e perdeu posição para Esteban Ocon.
Contudo, atrás deles vários acidentes aconteceram, Sergio Perez foi um dos prejudicados, junto com Nikita Mazepin! Mais uma bandeira vermelha.
Por ter passado por fora, a FIA negociou com a Red Bull Racing a punição de Verstapen, que seria largar em terceiro, atrás de Ocon e Hamilton, respectivamente.
Na largada o piloto da escuderia austríaca se deu muito bem, enquanto Hamilton virou sanduiche e caiu para terceiro. Não demorou muito para o heptacampeão passar Ocon, que ficou com o pódio quase até o fim da corrida.
Aquela altura, Bottas em quinto tinha perdido algumas posições, Sainz e Ricciardo ao contrário estavam ganhando outras.
Alguns toques e enroscadas dos pilotos foram deixando detritos na pista, Fernando Alonso reclamava muito sobre, a FIA liberou então um SC virtual e começou a limpar o traçado. Contudo, toda hora aparecia um detrito nova. Foram no total três desacelerações. Entre uma dessas bandeiras amarelas, Hamilton tentou outra ultrapassagem, Verstappen mais uma vez pegou o lado de fora da pista para se defender, o que gerou uma investigação e o piloto da RBR tinha que devolver a posição.
Então começou o problema, Verstappen cedeu, mas no meio da pista, enquanto Hamilton vinha em aceleração, sem saber que o rival estava cedendo a colocação, já que a informação da FIA não chegou a tempo na Mercedes.
A batida foi impossível de evitar, e a asa de Hamilton quebrou!
O acidente está sendo investigado, por Verstappen ter parado em meio a pista em um ponto de alta velocidade. Mais uma vez o piloto da RBR abriu para Hamilton, mas logo depois atacou e pegou a primeira colocação para ele, o que também é passível de punição.
Por fim ele foi punido em 5 segundos, já que a troca de posições não deu certo e Hamilton passou a frente por conta dos pneus de Verstappen terem deteriorado. Mesmo com a asa quebrado o piloto da Mercedes fez a volta mais rápida da corrida.
O companheiro dele conseguiu passar Ricciardo em quarto e na reta da bandeirada passou Ocon, que o segurou quase até o fim. Pódio dupla da Mercedes, que abre vantagem sobre a Red Bull Racing no mundial de construtores.
Lewis Hamilton vence sua 103ª corrida em mais um circuito inédito para o currículo. O campeonato agora está empatado, podendo Verstappen ainda ser punido por direção perigosa. E o circuito de Jeddah se mostrou bem pouco efetivo e como a FIA e a F1 ainda estão desorganizadas em muitas coisas. A maioria dos pilotos saiu frustrados, até os que estavam no pódio.
A última corrida da temporada acontece no próximo domingo em Abu Dhabi!