A sexta-feira (19) no Circuito Internacional de Losail foi de aprendizado mais que de velocidade, o novo circuito vai dar muita dor de cabeça aos comissários.
Como o circuito é pouco conhecido para a categoria, o TL1 foi focado em coletar dados. Os pilotos como de praxe usaram seus motores mais antigos e deram muitas voltas testando os três compostos.
O duro foi um dos mais usados na atividade. Contudo, o horário da sessão não possibilitou uma análise 100% fiel do que seria o classificatório e a corrida, já que as temperaturas estarão abaixo do que apresentava no momento das atividades.
Algo que foi possível concluir, é que os pilotos vão sofrer com o tráfego e os limites de pista.
Max Verstappen foi o mais rápido do treino, mas destaque para Pierre Gasly na segunda colocação. Yuki Tsunoda não ficou muito longe do companheiro e terminou na quinta posição.
No TL2 as coisas já mostravam mais a realidade, com o sol baixo e as temperaturas mais amenas, a Mercedes dominou a sessão de giros rápidos.
Desta vez o pneu macio foi o mais usado, mas os pilotos também fizeram simulação de corrida com o composto duro.
Valtteri Bottas foi o mais rápido e mais uma vez Gasly se mostrou rápido ficando em segundo lugar. Muitos pilotos forçaram suas volta e em alguns momentos foi possível ver eles saindo da pista e indo parar na brita.
Muitas voltas foram deletadas por exceder o limite de pista imposto por Michael Masi, diretor de provas da F1.
A Aston Martin melhorou seu rendimento comparado a primeira sessão e obteve resultados melhores que a Ferrari e a McLaren que costumam ser a terceira força.
Ao que tudo indica a classificação pode trazer surpresas e poucas certezas.