O sábado (09) na Turquia foi de chove e não molha na pista de Istanbul Park. Lewis Hamilton foi conservador na sessão livre, mas dominou a classificação. Contudo, é Valtteri Bottas que fica com a pole position!
O terceiro treino livre foi debaixo de chuva, Hamilton que liderou as sessões anteriores foi conservador com o equipamento e só deu algumas voltas de reconhecimento. A chuva foi importante para os pilotos verem as condições da pista que deu dor de cabeça no ano anterior, a previsão é que chova durante a corrida.
Os pneus utilizados foram os de chuva forte e os intermediários, esse último colocado quando as condições do asfalto foram melhorando. Com essa melhora Pierre Gasly conseguiu fazer a volta mais rápida da sessão, com Verstappen e Perez fechando os três primeiros, respectivamente.
A dupla da Ferrari andou perto terminou o treino com Sainz em quarto, que larga em último por trocar o motor, e Leclerc em quinto. Já os pilotos da McLaren foram mais conservadores também e nem entraram entre os dez primeiros.
George Russell foi um dos que protagonizou uma escapada em pista, ele caiu na brita e acionou uma bandeira vermelha durante a sessão. Não conseguiu retornar a pista e terminou em último.
Com 100% de chance de chuva na classificação, os pilotos já formavam fila para sair do pit e fazer seus giros no Q1 com os pneus macios antes que a água chegasse.
Contudo, muito rodaram mesmo com a pista tendo um traçado seco, muitos piloto escorregaram e até rodaram como foi o caso de Verstappen. Hamilton começou liderando, mas perdeu posição para o rival pelo título. Bottas marcava a terceira posição. Enquanto Leclerc tinha tempo deletado por exceder limites de pista.
A chuva prometida logo não chegou, e Hamilton mesmo atrapalhado por Kimi Raikkonen conseguiu pular a ponta mais uma vez, mas assim como ele outro pilotos melhoraram. Bottas assumiu a primeira colocação com Norris em segundo e Verstappen em terceiro.
Logo veio Leclerc para assumir a ponta, mas foi superado por Gasly e Alonso, respectamente.
A condição da pista começou a melhorar e os pilotos puderam fazer suas ultimas voltas de maneira mais eficaz. Hamilton assumiu a ponta, com Verstappen em segundo e Gasly em terceiro.
Eliminados foram:
No Q2 a maioria dos pilotos foram para a pista com os pneus médios. Hamilton manteve a liderança durante toda a segunda parte de atividades.
Comparado ao início da sessão, os pilotos deram menos voltas em pista, Sainz foi um dos que nem registrou tempo já que larga da última posição, mas o piloto entrou em pista para dar vácuo a Leclerc, que teve seu tempo deletado por exceder os limites de pista. O monegasco também acabou rodando em pista.
Bottas se garantiu em segundo e Verstappen em terceiro. Mick Schumacher foi um dos destaques e larga em décimo quarto.
Os eliminados da vez foram:
Na definição da pole position, a estratégia da Mercedes era clara, Hamilton precisava fazer o melhor tempo e Bottas se garantir em segundo para largar da primeira posição com a penalidade do heptacampeão.
E foi isso que aconteceu, Bottas chegou a fazer o a pole provisória, mas Hamilton saiu antes que o corriqueiro entre os pilotos e em segunda tentativa registrou o recorde de pista, ele e o companheiro de equipe foram os únicos a andar na casa dos 22 segundos.
Os demais pilotos não conseguiram melhorar seus tempos pessoais o suficiente para tomar posições. Com isso Bottas registrou segundo melhor tempo e Verstappen o terceiro.
Charles Leclerc confirmou a Ferrari como terceira força e Gasly foi o destaque do dia na quarta colocação.
Com a perda de dez posições no grid por parte de Hamilton e com Sainz largando em último, a largada fica assim para amanhã: