O retorno das férias da Fórmula 1 nesta sexta-feira (27) na Bélgica, começou agitada. O tempo úmido e a garoa na pista deixou tudo mais movimentado e os pilotos e equipes não perderam tempo em testar tudo que podiam.
A liderança intercalou entre Valtteri Bottas e Max Verstappen, mas Lewis Hamilton ainda pode aparecer em algum momento nas próxima sessão e classificação.
TL1:
Com a pista ainda meio molhada, os pilotos sairam com o composto intermediario para suas primeiras voltas. Lando Norris foi o primeiro a arriscar entrar em pista com os pneus secos, escolhendo o composto médio.
Contudo, com as condições do clima, as equipes acabaram focando em atividades distintas, tinham aqueles como Ocon, Vettel e Verstappen que escolheram os pneus médios, esse ultimo fazendo teste com o flow-vis na suspensão. Outros usavam os pneus duros, o que era o caso da dupla da Mercedes que passou boa parte da sessão fazendo simulações de corrida.
Sem o traçado completamente seco, muitos pilotos sofreram para achar aderência e rodaram em pista, nenhum acidente ocorreu.
Verstappen liderou boa parte da atividade, com uma variação de pilotos atrás dele. Ao fim da primeira meia hora, era Carlos Sainz que ocupava a segunda posição com Ocon (que chegou a liderar) em terceiro.
Bottas assumiu a liderança após a equipe terminar suas verificações, com o tempo de 1m45s199. O finlandês corria com muito menos asa que Hamilton, esse que ao tentar dar sua volta rápida foi atrapalhado por Latifi e decidiu abortar seu tempo, terminando em 18º lugar.
Pierre Gasly fechou os três primeiros atrás de Bottas e Verstappen. A dupla da Ferrari foi melhor que a McLaren e terminou em quarto e quinto, colocando Vettel e Perez entre eles e Norris, em oitavo.
TL2:
Assim como na primeira sessão, a segunda começou com a pista úmida, mas os pilotos conseguiram se livrar dos pneus intermediários mais cedo e seguindo o mesmo script do TL1, testaram todos os pneus.
A Mercedes tinha seus dois pilotos com configurações diferentes, mas o desempenho de ambos era bem equivalente sendo ambos os mais rápidos com o pneu médio. Foi só com o macio que Verstappen conseguiu superar a dupla e ocupar a primeira colocação com o melhor tempo do dia: 1m44s472
Ocon protagonizou uma das escapadas da sessão, o francês atacou demais a zebra e acabou rodando, mas nada que prejudicasse sua Alpine. Enquanto isso, seu companheiro de equipe Fernando Alonso foi um dos nomes do dia após ficar atrás apenas das Mercedes e do holandês da Red Bull Racing. Gasly se manteve nas cinco primeiras colocações.
Mesmo com a volta mais rápida garantida e sem grandes movimentações da equipe alemão, Verstappen continuou seu treino de voltas rápidas quando perdeu o controle do carro e bateu a traseira de seu carro 33.
A sessão acabou com a bandeira vermelha e a Red Bull Racing vai precisar fazer alguns ajustes no carro para sábado.
A dupla da Ferrari realizou um treino mais tímido, quem parece estar confortável é a Aston Martin que terminou o dia com seus dois pilotos rodando bastante e se mantendo entre os dez primeiros.
O TL3 começa às 7h neste sábado (28), o classificatório acontece logo depois às 10h, no horário de Brasília.