O terceiro treino livre neste sábado (05) trouxe resultados inusitados para o dia, com o circuito um pouco mais quente e os pilotos misturando mais os compostos!
A dupla da Haas foi a primeira a entrar em pista com o pneus macios, os demais pilotos demoraram mais para começarem seus treinos. Fernando Alonso foi um dos que começou a sessão com os pneus médios, já Sergio Perez estava de duros quando passou a liderar o dia!
Max Verstappen fez testes aerodinâmicos pela Red Bull Racing, com o flow-vis estava espalhado nas barras de suspensão dianteiras do lado esquerdo. A dupla da Mercedes calçou os médios, com Valtteri Bottas sendo um dos primeiros a usar a área de escape.
Após 15 minutos de sessão as colocações eram: Perez, Giovinazzi, Raikkonen, Tsunoda, Ricciardo e Norris. Carlos Sainz e Charles Leclerc entraram em pista e mostraram a força da Ferrari mais uma vez neste treino livre, e não saíram do top 5.
Pierre Gasly assumiu a ponta com Tsunoda em segundo antes de Verstappen dar contra o muro e acionar uma bandeira vermelha, faltavam meia hora para o fim da sessão e ela voltou cinco minutos depois.
No retorno, os pilotos continuaram com as simulações de classificação. Perez voltou a liderar a sessão, enquanto a dupla da Mercedes estava fora dos dez primeiros mais uma vez e não entravam na pista.
Leclerc conseguiu melhorar seu tempo e pular para a segunda colocação, enquanto isso George Russel sofria uma quebra com sua Williams, mas sem prejudicar o treinos dos demais.
Faltando menos de dez minutos para sessão Bottas e Hamilton entraram em pista com o composto macio por fim. O heptacampeão se aproveitou do vácuo de Perez e conseguiu pular para a terceira posição, enquanto Gasly assumia a ponta definitiva da sessão.
O treino classificatório acontece neste sábado às 09h, no horário de Brasília.