Lição de casa realizada, mas não terminou como Charles Leclerc gostaria. O sábado (22) em Mônaco foi marcada por uma nova equipe incomodando a Mercedes e Red Bull Racing.
O treino começou sem Mick Schumacher na pista, já que o piloto sofreu uma forte batida no TL3. Valtteri Bottas também quase se atrasou, já que a equipe precisou mexer na suspensão de seu carro, mas tudo resolvido.
Os primeiros pilotos a entrarem na pista e registrarem tempo foram as equipes de final do grid, como de costume! Todos calçavam o composto macio da Pirelli.
A liderança passou em várias mãos, desde Lando Norris, Carlos Sainz e Max Verstappen, até Bottas e Leclerc. Já o líder do campeonato, Lewis Hamilton, não estava indo tão bem em pista e passou longe das primeira colocações desde o Q1.
A Alfa Romeo conseguiu um bom resultado e passou para o segunda etapa da sessão, já quem não conseguiu um bom desempenho foram: Tsunoda, Alonso, Latifi e Mazepin.
O pneu escolhido para a largada foi o macio, então todos os quinze carros em pista usavam esse composto no Q2!
Ferrari seguia fazendo um grande treino e brigava com Verstappen pela liderança. A Aston Martin apareceu por quase todo tempo entre os dez primeiros, mas o trafego em pista atrapalhou a performance de Lance Stroll que ficou para trás, já Sebastian Vettel se garantiu entre os dez.
Tudo parecia certo para que ambas as McLaren também ficassem no top 10, mas em última tentativa, Antonio Giovinazzi conseguiu superar Daniel Ricciardo e ficar com a vaga no Q3. Enquanto o australiano se juntou a Stroll, Raikkonen, Ocon e Russell na eliminação.
O Q3 seguiu o padrão das outras classificações que já aconteceram no campeonato, a primeira tentativa foi o que definiu as colocações, mas dessa vez não foi por falta de desempenho e sim por uma bandeira vermelha.
Leclerc liderava com Verstappen e Bottas na sequencia e os três vieram para uma tentativa final, o piloto da RBR e da Mercedes pareciam fortes para superarem seus melhores tempos. Contudo, o monegasco deu contra o muro e o treino foi finalizado.
Ele pode perder a pole position amanhã, caso a equipe precise trocar a caixa de câmbio de sua Ferrari. O que parece não ser o caso, de acordo com informativos da equipe.
Hamilton chegou a melhorar seu tempo pessoal, mas larga apenas na sétima colocação, a frente de seu rival de outras eras, Sebastian Vettel.
A corrida acontece neste domingo (23) às 10h, no horário de Brasília.