O sábado (08) na Espanha registrou um momento histórico: o primeiro piloto da Fórmula 1 a chegar na marca de 100 pole positions. Mas antes dela acontecer, a batalha pela posição foi grande.
A classificação atrasou dez minutos para a limpeza da pista, já que o circuito estava dividindo espaço com as categorias de base. Com o circuito liberado a dupla da Haas e da Williams foram os primeiros a se aventurar. A surpresa veio por parte dos pilotos da Mercedes que entraram com o composto médio para os giros rápidos no Q1, diferente dos demais que calçavam os macios.
Valtteri Bottas foi o mais rápido na primeira tentativa, enquanto Hamilton ficou em terceiro. Os dois não voltaram registrar tempo, o finlandês foi superado por Lando Norris nos segundos finais do Q1, já o heptacampeão foi ficando para trás e terminou a primeira parte da sessão em nono.
Antes de Norris assumir a liderança, ele foi atrapalhado por Nikita Mazepin em sua primeira tentativa, o russo foi punido com três posições (o que não muda muito em sua colocação, já que larga em último).
Com ele foram eliminados: Latifi, Raikkonen, Schumacher e Tsunoda. A dupla da Aston Martin e George Russell conseguiram se classificar ao Q2 mais uma vez.
A estratégia de largada para domingo em Barcelona são os pneus macios, diferente do comum pneu médio, então a Mercedes já começou o Q2 com tempos baixos e Bottas chegou a liderar mais uma vez, mas foi superado por Max Verstappen que liderou a segunda parte do treino até o final com o tempo de 1m16s922.
Diferente da classificação de Portimão, Daniel Ricciardo conseguiu se colocar entre os dez, já Sebastian Vettel foi um dos que ficou para trás, junto com Pierre Gasly, Stroll, Russell e Giovinazzi.
Os dez primeiros largam de composto macios na corrida!
Norris foi o primeiro a abrir volta no Q3! Ele foi seguido pelos outros pilotos , um dele sendo Hamilton que vinha em grande giro quando Sergio Perez perdeu sua Red Bull e por pouco na caiu na brita, mas o erro custou seus pneus.
Nada que prejudicasse a volta do heptacampeão que assumiu a pole provisória, Verstappen ficou na segunda posição por 0s036 e Bottas em terceiro. A surpresa era Esteban Ocon que aparecia na quarta posição, com Carlos Sainz em quinto.
Então veio o momento dos pilotos voltarem ao box fazer últimos ajustes para a tentativa final e como foi visto em outras classificações esse ano, a segunda tentativa não superou a primeira.
A pole position provisória virou a oficial e Lewis Hamilton larga na primeira colocação pela 100ª vez! Ocon perdeu o p4 para Charles Leclerc, mas larga em uma ótima quinta colocação. Perez que não tinha tempo, conseguiu uma oitava colocação.
A corrida acontece neste domingo (09) às 10h no horário de Brasília.