O sábado (01) começou com um terceiro treino livre mais lento que as duas sessões de sexta-feira. O vento dessa vez era forte e a temperatura um pouco mais alta.
Por quinze minutos só a dupla da Haas fazia voltas rápidas na pista em Portimão. Alguns pilotos como Lewis Hamilton, entraram e deram uma volta com os pneus duros, mas logo entraram no pit.
Quanto por fim os demais pilotos começaram a treinar, os compostos estavam divididos entre macios e médios. Yuki Tsunoda chegou a liderar com os pneus amarelos, mas teve seu tempo deletado, Fernando Alonso que ocupava o p2 pulou para a ponta. O espanhol usava os médios assim como Tsunoda, mas foi então superado por Raikkonen com o composto macios.
Sergio Perez ocupava a terceira posição com os macios também. A dupla da Mercedes, Aston Martin e Verstappen não tinham registrado tempo nos primeiros vinte minutos.
Lá na frente Esteban Ocon fazia a volta mais rápida. Valtteri Bottas, Hamilton e Verstappen foram para a pista com o composto macio, mas quando abriram suas voltas o safety car virtual foi acionado após uma bandeira cair na pista.
Bottas assumiu a segunda colocação quando foi liberado de dar voltas rápidas, mas Verstappen melhorou e pulou na segunda posição, enquanto o tempo de Hamilton era deletado. Perez assumiu então a ponta da sessão, mas não por muito tempo, em uma nova tentativa Hamilton assumiu a ponta, enquanto Leclerc pulava a frente do holandês da RBR na terceira posição.
Faltando vinte minutos para o fim, Verstappen conseguiu melhorar seu registro e superou Hamilton por 0s190.
As colocações eram: Verstappen, Hamilton, Perez, Leclerc, Ocon, Bottas, Raikkonen, Gasly, Sainz, Ricciardo.
Algumas escapadas de pista foram vistas, como Lando Norris que ocupa a sétima posição e acabou acionando um bandeira amarela no segundo setor.
Verstappen tentava melhorar mais ainda seu tempo e depois de algumas voltas conseguiu reduzir seu registro para 1min18s489. Enquanto isso, Hamilton estava no box da Mercedes. Bottas melhorou seu tempo pessoal e pulou para a terceira posição.
A sessão chegou ao fim com Perez e Ocon fechando os cinco primeiros, respectivamente. Como de costume os pilotos treinaram largada após a bandeirada no fim do treino.
A classificação acontece neste sábado (01) às 11h no horário de Brasília.