Depois de uma corrida desastrosa em Imola, Valtteri Bottas conseguiu se superar e conquistou a pole position neste sábado (01) em Portugal.
O finlandês já começou o dia liderando, no Q1 ele foi o mais rápido, enquanto Lewis Hamilton não se saiu muito bem em suas tentativas, tendo até tempos deletados. Max Verstappen também não fez uma grande exibição ficando apenas em décimo primeiro.
Em sua grande maioria, os pilotos usavam o composto macio, enquanto a dupla da McLaren começou o dia com os médios. Daniel Ricciardo foi um dos que ficou fora do top15, depois de parecer ter se adaptado bem ao carro durante os treinos livres.
O vento e a falta de aderência provocou alguns incidentes, como no caso de Sergio Perez que rodou em pista, mas o mexicano se recuperou e classificou para o Q2 em sexto.
Os eliminados, além de Ricciardo, foram: dupla da Haas, Latifi e Stroll
No Q2 a já conhecida misturada de pneus aconteceu, com a dupla da Red Bull, Alfa Romeo, Ferrari e Mercedes calçando os pneus médios, enquanto os demais optaram pelo macio.
Com este composto, Hamilton liderou com longa vantagem, foi o primeiro do final de semana a registrar tempo na casa dos 17 segundos, tempo este melhor que da pole position. Bottas acompanhava o inglês e os dois nem precisaram registrar mais voltas para garantir vaga no Q3.
A briga do fundo da tabela foi até os segundos finais do Q2. Pela primeira vez no ano, Sebastian Vettel conseguiu ficar entre os dez, enquanto Yuki Tsunoda, a dupla da Alfa, Fernando Alonso e George Russell (em uma décima primeira colocação muito celebrada), foram os eliminados da vez.
Todos voltaram a usar os pneus macios no Q3, Bottas começou com a vantagem e não foi ameaçado, ele registrou 1m18s348 em sua primeira tentativa e ficou por isso mesmo. Verstappen excedeu os limites de pista e teve sua primeira volta deletada e não conseguiu melhorar na segunda, enquanto Hamilton ficou a 0s007 do companheiro de equipe.
A dupla da Mercedes voltou para a pista com os pneus médios na segunda tentativa, mas os tempos na melhoraram. Verstappen ficou com o terceiro lugar a frente de Perez.
Destaque para Esteban Ocon que larga da sexta posição, enquanto Vettel até conseguiu melhorar seu tempo pessoal em segunda volta, mas ficou com a décima colocação.
A corrida acontece neste domingo (02) às 11h , no horário de Brasília.