No primeiro treino livre desta sexta-feira (30), as atividades não demoraram a acontecer. Os pilotos acessaram a pista com o composto duro e Valtteri Bottas foi quem deu a largada da sessão.
O finlandês liderou boa parte do treino, enquanto Lewis Hamilton reclamava do equilíbrio do carro. Sergio Perez foi um dos primeiros a acessar a pista junto com Bottas, mas só foi fazer seu primeiro registro quase meia hora depois que a sessão começou. Max Verstappen também demorou para começar seu treino, mas já veio forte brigando pela lideranã com Bottas.
A surpresa foi o desempenho da Aston Martin que passou quase o TL1 inteiro entre os dez primeiros e até chegaram a assumir o segundo posto com Sebastian Vettel. A dupla da Ferrari e Daniel Ricciardo também faziam um bom treino, o australiano chegou a assumir a liderança por um momento.
Passando a meia hora inicia, os três primeiros lugares não saíram da mão de Bottas, Verstappen e Hamilton. O quarto lugar então passou a ser cobiçado, Pierre Gasly foi um dos que conseguiu a posição, mas então foi superado por Carlos Sainz.
A essa altura, Bottas calçava os pneus macios e assumia a liderança que até então era do holandês da Red Bull Racing. Os demais pilotos começaram a colocar os mesmo pneus e Gasly assumiu a terceira posição, com Russell em quarto. Faltando menos de quinze minutos para o fim do treino, Verstappen e Hamilton também começaram suas voltas com o composto mais rápido, o inglês não se deu bem com o conjunto, já Verstappen reclamava, mas melhorou seu próprio tempo ficando a 0s025 de Bottas.
Sergio Perez assumiu a terceira posição no final da sessão e fechou atrás de Verstappen, Leclerc também melhorou seu registro e assumiu o quarto lugar.
Os pilotos ainda aproveitaram o fim da sessão para treinar largada.
O segundo treino livre acontece hoje às 11h no horário de Brasília.