A corrida em Imola começou agitada antes mesmo da largada, o domingo (18) na Itália começou em baixo de chuva, mas algumas partes do circuito não estavam molhados, equipes e pilotos tiveram que decidir entre o composto intermediário e de chuva.
Na volta de apresentação Fernando Alonso bateu contra o muro de contenção e precisou trocar a asa frontal de sua Alpine.
A maioria dos pilotos escolheu o composto intermediário para a largada, Sebastian Vettel teve que largar do pit por problemas no carro. Na volta de apresentação, Charles Leclerc acabou escapando, mas se recuperou bem.
Max Verstappen conseguiu pular a frente na largada e Hamilton teve sua asa dianteira danificada na disputa. Lá no fundo um acidente entre Nicholas Latifi e Nikita Mazepin acionou o safety car que ficou em pista por seis voltas.
Na relargada, Verstappen abriu uma larga vantagem para Hamilton, que parecia ter problemas no carro e era ameaçado por Leclerc. Uma grande disputa entre Norris, Gasly e Sainz acontecia na luta pela sexta posição, o primeiro conseguiu a ultrapassagem sobre Gasly e ficou com a colocação.
O piloto da AlphaTauri foi prejudicado pela escolha dos pneus de chuva e todos começaram a ultrapassa-lo. Perez foi punido em 10 segundos por ultrapassar em regime de safety car.
Na volta 22 Vettel parou e foi o primeiro a colocar pneus de pista seca, o escolhido foi o pneu médio, mas não rendeu bem!
Hamilton começou a tirar o tempo para Verstappen e a reação na Red Bull foi chamar o holandês para o pit, os pilotos a passaram a colocar os pneus de pista seca. Hamilton parou na volta seguinte e ao retornar a pista vinha mais rápido, mas errou e bateu contra a proteção de pneus, conseguiu retornar a pista. Em paralelo a isso, um forte acidente acontecia entre Bottas e Russell, a bandeira vermelha teve que ser acionada.
A corrida voltou quase vinte minutos depois, depois do acidente de Hamilton, o inglês relargou em oitavo. Verstappen liderava, com Leclerc e Norris em segundo e terceiro, respectivamente.
Norris conseguiu a posição de Leclerc e pulou para segundo lugar, Verstappen abriu a frente, sem poder abrir a asa poucos pilotos conseguiam realizar a ultrapassagem. Perez acabou escapando de pista e de quarto caiu para décimo quarto.
Com o DRS foi liberado Hamilton já fazia ultrapassagem sobre Stroll e chegava a sexta colocação e ia a caça em cima de Ricciardo, conseguindo a ultrapassagem duas voltas depois. Perez que caiu para o final do pelotão, tinha dificuldade para ultrapassar.
Hamilton conseguiu chegar a segunda posição faltando três voltas para o fim e fazia a volta mais rápida. Verstappen tinha toda a vantagem lá na frente com mais de 20 segundos sobre Hamilton. Norris se mantinha em terceiro para conquistar mais um pódio e conquista o título de melhor piloto do dia!
Na disputa pelo título, Hamilton está um ponto a frente pela volta mais rápida. A próxima corrida acontece no dia 1 de maio em Portugal.