(PRÉ TEMPORADA) DIA 1: troca de câmbio, tempestade de areia e Verstappen na liderança

O primeiro dia de treinos da pré-temporada da Fórmula 1 nesta sexta-feira (12) foi bem agitado, isso porque os dias de teste foram reduzidos devido a pandemia e agora as equipes tem menos tempo para coletar os dados que precisam.

Quem abriu a sessão de treinos pela manhã foi Kimi Raikkonen na Alfa Romeo, Daniel Ricciardo não demorou nada entrar na pista também e em sequencia os demais pilotos. A primeira parte do treino foi um grande show de grades de aferição aerodinâmica, o australiano usou na parte traseira do carro, enquanto Max Verstappen e Esteban Ocon utilizavam na parte frontal.

Em termos de registro de tempo, quem abriu a tabela foi Charles Leclerc com a Ferrari usando o composto duro (usado por todos durante quase toda a sessão), ele foi um dos que também testou o protótipo da Pirelli para 2022.

Já Mercedes começou o ano com o pé esquerdo, enquanto todos coletavam seus dados a campeã passou o treino com o carro de Valtteri Bottas no box. O finlandês só conseguiu fazer a volta de instalação quando a equipe achou um problema no cambio e passou a manhã fazendo reparos. A Haas também só deu sete voltas nas três primeiras horas de sessão com Mick Schumacher por problemas no cambio, mas voltaram a pista a tempo do alemão registrar mais quilometragem.

Faltando uma hora e meia para o fim dos treinos da manhã, os pilotos começaram a abandonar os pneus duros e irem para os macios, mesmo assim Ricciardo ainda liderava com o composto duro.

Assim como Schumacher, Bottas teve tempo de retornar para a pista pela manhã, ele deu menos que dez voltas e ficou na última posição.

Faltando dez minutos para o fim da sessão, a Ferrari de Charles Leclerc quebrou e uma bandeira vermelha foi acionada, a organização até tentou voltar com o treino, mas acabaram por anunciar o fim dele.

Pela tarde os pilotos foram acompanhados pelo vento forte e muita areia na pista. A visibilidade era ruim e o asfalto pouco aderente, as atividades foram mais brandas que pela manhã.

Esteban Ocon foi quem abriu a sessão, com outros pilotos saindo para a pista de modo mais espaçado, Antonio Giovinazzi que substitua Kimi Raikkonen com a Alfa Romeo, foi um dos mais velozes da primeira rodada de giros.

As equipes optaram por mandar os carros para o circuito com os compostos médios e duros. Também era possível ver um trabalho mais frequente no box das equipes. Lewis Hamilton foi um que dava alguma giros e retornava ao pit. O dia foi bem ruim para o heptacampeão que terminou apenas em décimo. Lance Stroll (que entrou substituindo Vettel) foi um dos últimos a treinar, isso porque a Aston Martin encontrou problema elétricos em seu carro.

A primeira metade do treino foi bem focada em voltas de simulação de corrida, foi nas duas horas finais que alguns pilotos passaram a realizar giros mais rápidos. Com Max Verstappen tomando a liderança que até então era de Ricciardo (registrado pela manhã). Junto com ele, Ocon, Norris e Giovinazzi faziam registros rápidos. Stroll apareceu nos minutos finais e conseguiu terminar com na quarta colocação.

A Red Bull Racing com Verstappen e a Alpine com Ocon conseguiram bater as 100 voltas no dias. Já a Mercedes,que teve a maior quilometragem na pré-temporada de 2020, registrou apenas 48 giros.

Os pilotos voltam para a pista neste sábado (13) às 4h, no horário de Brasília.

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