A FIA concluiu nesta sexta-feira (05) a investigação do acidente de Romain Grosjean no Grande Prêmio do Bahrein em 2020.
Em nota, a Federação detalhou que o francês perdeu o controle a 241km/h e bateu contra a barreira de contenção a 192km/h. Isso gerou um pico de força de 67g, ou seja, 67x a força da gravidade contra Grosjean.
Os equipamentos de segurança, como halo, HANS, célula de sobrevivência, entre outros, foram eficazes na proteção do piloto. Além, do rápido resgate e trabalho médico.
Como de costume após acidentes, a FIA implantou mudanças em relação a segurança da categoria, você pode conferir quais foram aqui:
Veículo
- Regulação da geometria da frente da célula de sobrevivência, além de testes de carga adicionais nessa área
- Revisão dos regulamentos existentes sobre espelhos retrovisores
- Revisão dos requisitos de montagem da coluna de direção
- Revisão dos requisitos de regulamentação e homologação para montagem do apoio de cabeça
- Análise dos modos de montagem e falha de montagem da unidade de energia
- Em andamento: Cabos de restrição de rodas (amarras)
- Revisão do projeto de instalações de bexiga de combustível de segurança em todas as categorias de monolugares da FIA
- Recomendações para as melhores práticas de instalação da célula de combustível de segurança
- Atualização do padrão FIA para célula de combustível de segurança
- Revisão dos regulamentos para o projeto de conexões de segurança da célula de combustível e escotilhas de inspeção
- Homologação de combustível para incluir compatibilidade de material da célula e combustível específico
O circuito
- Funcionalidade aumentada para Software de Análise de Segurança de Circuito (CSAS), incluindo classificação quantitativa de probabilidade de impacto
- Revisão das instalações existentes de abertura de barreira de circuito
- Revisão das diretrizes / processo para homologação de circuito e renovação de licença
Equipamento de segurança do motorista
- Investigação sobre melhorias no Índice de Transferência de Calor (HTI) das luvas
- Projeto de pesquisa em andamento: Mecanismos de abertura / travamento da viseira; escopo do projeto estendido para incluir requisitos para garantir que os sistemas de abertura da viseira estejam operacionais após serem expostos ao fogo
- Projeto de pesquisa em andamento: Sistema extintor para vagões de cabine aberta; escopo do projeto estendido para incluir investigação de mecanismos de ativação aprimorados
Médico e Resgate
- Atualizações no equipamento do veículo de intervenção médica, incluindo tipos alternativos de extintores
- Fornecer orientação ASN (Autoridade Desportiva Nacional) sobre descontaminação pós-incêndio
- Desenvolvimento contínuo do módulo de treinamento de combate a incêndios da FIA para ASNs
- Desenvolvimento contínuo do módulo de treinamento de segurança de alta tensão da FIA para ASNs
- Desenvolvimento contínuo do módulo de treinamento de Comando / Coordenação de Incidentes da FIA para ASNs
O Departamento de Segurança da FIA também está planejando outros projetos de pesquisa, como:
- Investigação de opções para sistemas de alerta de proximidade e auxiliares de visibilidade eletrônicos
- Pesquisa em opções de retrofit e atualização para melhorar o desempenho de impacto das barreiras de guarda-corpo existentes
- Pesquisa em novos sistemas de barreira, eficazes em uma ampla gama de condições de impacto
- Pesquisa para avaliar meios de extinção de incêndio atuais, equipamentos de combate a incêndios e equipamentos de proteção individual e avaliar novas tecnologias
Informações traduzidas do site oficial da FIA