Na sexta-feira (05) os fãs brasileiros de Fórmula 1 acordaram com a notícia que a Rede Globo não iria transmitir a categoria em 2021. No meu posto de ser humano privilegiado que vive em uma capital, tem televisão a cabo, acesso a internet e condições de pagar pelo streaming da categoria (de forma suada) a primeira coisa que veio a cabeça foi: não podemos perder a transmissão em tv aberta!
O Brasil é um país desigual, com uma grande extensão territorial e por mais que a Fórmula 1 seja conhecida como um esporte elitista, ainda é entretenimento! Olhando para o exterior existe um claro aumento deste nicho que é o automobilismo, já que na maioria do países não existe mais corridas em canais aberto. Contudo, o cenário de vida da maioria desses lugares é diferente do Brasil, a transmissão da Fórmula 1 ir para uma emissora fechada ou até mesmo depender inteiramente de um streaming não funciona na nossa realidade nacional.
Por mais que você que está lendo tenha acesso a tudo que citei anteriormente, não são todos que tem está condição, seja por motivos financeiros ou até mesmo de localidade.
Foi então que, com um pouco de alívio, recebemos a notícia já em sequencia que a Band assumirá o papel da Globo como emissora oficial da categoria. Porém, dada a notícia muitos vieram confidenciar “que pena, onde eu moro não pega Band”. Sim, existem outras alternativas para quem tem acesso a uma boa internet e um celular, mas não deixa de ser algo infeliz.
Claro que não podemos nos prender a ideia que em um país do tamanho do Brasil todo mundo vai sair satisfeito (infelizmente), mas o que eu como fã de Fórmula 1 torço, é para que o máximo de pessoas não se privem de ver o que elas gostam por questões contratuais.
Vale reforçar que a emissora paulista fechou dois anos de contrato com a liberty media e já assume esse ano a transmissão, ainda não foi divulgado oficialmente como ela será realizada e por qual equipe de profissionais.