Nesta sexta-feira (27) o Bahrein deu a largada para os três últimos finais de semana do ano. A chuva deu as caras algumas horas antes do TL1, mas nada que prejudicasse a sessão, pelo contrário, as coisas começaram bem agitadas no deserto.
Uma das novidades do dia foi o teste com o composto de pneus da Pirelli para o ano que vem, eles não eram demarcados e os pilotos tinham que dar seis voltas com eles, alguns já começaram o dia os calçando, outros colocaram só depois de dar suas voltas com o pneu atual.
Entre as escolhas de composto estavam os duros e o macios, Giovinazzi era o único a testar o médio. Em registros, quem liderava era Lewis Hamilton, seguido de Daniil Kvyat, Valtteri Bottas, Alex Albon e Daniel Ricciardo.
Depois de uma pequena pausa para trocas, a maioria dos pilotos passou a testar os pneus macios, e Hamilton que até então estava com os duros, calçou o novo pneu para 2021. Com isso, Albon pulou para a primeira colocação, destaque para Grosjean que parecia em quarto, atrás de Verstappen.
Contudo, a posição na durou muito tempo nas mãos do piloto da Red Bull Racing, com os novos pneus Hamilton e Bottas pularam a frente, com o inglês em primeiro.
A dupla da Ferrari, que aproveitou as condições de pista na última corrida e tiveram um bom resultado, apareciam apenas na décima quinta e sexta posição, com Vettel e Leclerc, respectivamente.
Os candidatos a terceira força para esse final de semana pareciam ser a dupla da Alpha Tauri e da Racing Point. Sergio Perez foi um que parou muitas vezes na segunda e terceira posição da sessão e Pierre Gasly chegou a liderar quando faltava quarenta minuto para o fim do treino.
Bottas pulou a frente do francês, mas não segurou a liderança por muito tempo, Hamilton terminou sua volta logo em seguida com 1min29s033.
Robert Kubica que assumia o lugar de Kimi Raikkonen neste TL1, parecia em destaque na oitava posição, mas após últimas voltas rápidas dos demais pilotos ele terminou o dia em décimo terceiro.
Lewis Hamilton fechou o treino na liderança, com Bottas em segundo e Sergio Perez fechando os três primeiros. O TL2 acontece ainda hoje às 12h, no horário de Brasília.