O primeiro treino livre na Turquia nesta sexta-feira (13) começou com alguns dilemas.
Primeiro o asfalto novo, que foi lavado e estava muito escorregadio e depois o limite de pista, os pilotos não poderiam passar com as quatro rodas pela faixa branca contanto com a zebra.
As atividades chegaram a ser interrompidas logo no início, quando Charles Leclerc deslocou o cone da entrada no box do lugar e uma bandeira vermelha foi acionada.
Depois da primeira meia hora de sessão, apenas Valtteri Bottas e Sebastian Vettel registravam tempo, os pilotos encontravam muita dificuldade em se manterem na pista devido o chão molhado.
Os tempos estavam mais altas que o esperado devido a isso, Bottas liderava casa dos 43 segundos, quase 20 segundos mais lento que o esperado, na sequência vinha Max Verstappen e Sebastian Vettel. O holandês chegou a pular para a liderança um tempo depois, enquanto Lewis Hamilton entrava pela primeira vez no asfalto.
Os pilotos testaram com os pneus duros e foi só depois de quase uma hora de treinos que todos eles entraram em pista, sendo que nem o inglês e nem Daniel Ricciardo tinham tempos.
Foi quando a pista começou a melhorar e os pilotos passaram a andar mais rápidos e ter mais aderência nos pneus. Esteban Ocon começou a treinar com os pneus médios e se colocou entre os primeiros.
Com uma hora completa as posições eram: Bottas, Verstappen, Ocon, Leclerc, Vettel, Sainz, Albon, Perez, Gasly e Raikkonen.
As coisas começaram a se misturar mais com o asfalto em melhor estado e Vettel chegou a pular para a segunda posição com Leclerc em terceiro, depois ocorreu uma inversão de lugares entre os dois e ambos saltaram a frente de Bottas, mas logo Verstappen e concluiu seu giro assumindo a liderança. Enquanto isso Hamilton ainda não tinha tempo.
Carlos Sainz precisou abandonar com problemas em sua McLaren, deixando a sessão em redime de safety car virtual. Não demorou muito para o carro ser retirado e quem já entrava mais uma vez no circuito era Lando Norris, sendo o único a poder dar um retorno de dados para a equipe britânica.
Faltando menos de vinte minutos para o fim, Hamilton retornou a pista, mas foi muito atrapalhado e não conseguiu concluir uma boa volta.
Lá na frente Vettel assumia a liderança, enquanto Verstappen reclamava de problemas com os freios. Pierre Gasly, que enfrentou problemas com sua Alpha Tauri no GP de Imola, aparecia na terceira posição.
Leclerc conseguiu melhorar seu registro e pulou para primeira colocação. Enquanto a dupla da Mercedes se mantinham longe do seu desempenho normal, com Bottas em oitavo e Hamilton em décimo primeiro.
Alex Albon que até então fazia um treino mais silencioso, conseguiu tirar um volta nos minutos finais que o colocou na liderança do treino e só perdeu o posto para Verstappen no último minuto.
A sessão terminou sem Bottas ou Hamilton entre os três primeiros, com Verstappen liderando a dobradinha da Red Bull Racing e Leclerc completando os três primeiros.
O segundo treino livre acontece ainda hoje às 9h no horário de Brasília.