O treino classificatório desse sábado (31) foi como o esperado, sem os treinos de sexta e com dados apenas de horas antes, os pilotos não se enrolaram para começar a dar suas voltas.
Quem deu a abertura as atividades foi Nicholas Latifi junto com Kevin Magnussen , mas eles não ficaram por muito tempo sozinhos em pista. Todas as equipes priorizaram o composto macio para o Q1.
Valtteri Bottas foi um dos prejudicados pelas regras de limite de pista, o finlandês terminou a primeira tentativa de giros sem registro.
Quem liderava era Lewis Hamilton, seguido de Verstappen, Leclerc, Gasly e Norris.
O piloto da Mercedes conseguiu então completar volta nos minutos finais e pulou para a segunda posição. George Russell também conseguiu se classificar entre os dez e Magnussen que fazia uma última tentativa acabou errado e ficou de fora.
Os eliminados foram:
A Ferrari, Mercedes e Red Bull Racing começar o Q2 com os pneus médios, contra os macios dos demais.
Contudo, a coisa não saiu como esperado para a dupla Verstappen e Albon. O primeiro perdeu potencia de seu veículo e conseguiu dar apenas uma volta final que lhe garantiu a sexta posição dentro do Top 10. Já Albon, errou em sua tentativa com o composto médio e a equipe optou em trocar para garantir a vaga do tailandês no Q3.
Quem liderou foi Bottas a frente de Hamilton e sem Verstappen na jogada o terceiro melhor foi Pierre Gasly.
A dupla da Racing Point ficou de fora, tendo Lance Stroll perdido sua última chance depois de errar e cair na brita. Vettel até tentou mais de um giro, mas não conseguiu se classificar.
Os eliminados foram:
No Q3, como de praxe, todos voltaram ao circuito com os pneus macios. Pouca coisa mudou em relação aos três primeiros, Hamilton começou liderando, com Bottas em segundo e Verstappen em terceiro. Gasly garantiu a quarta posição desde sua primeira tentativa.
Contudo, Hamilton não conseguiu completar um segundo giro tão bom quanto o primeiro e acabou perder a pole position para Bottas.
O finlandês larga na frente em Imola! A corrida acontece neste domingo (01) às 09 horas no horário de Brasília.