Muitas circunstâncias fizeram com que a segunda sessão de treinos em Portugal nesta sexta-feira (23) não fosse tão agitada quando a primeira.
Começando com o proposito da primeira meia hora: a Pirelli liberou os pneus da próxima temporada para serem testados, não havia marcações em nenhum deles então os pilotos nem equipes tinham ideia de qual composto estavam testando.
Os resultado eram bem variados e muitos pilotos sofriam com a pista, alguns rodaram, outros caíram na brita ou excederam o limite de pista
Finalizado a primeira meia hora e os testes com os novos compostos, Vertappen liderava com: Bottas, Leclerc, Pérez, Norris, Hamilton, Sainz, Ricciardo, Gasly e Ocon, na sequencia.
Agora o grid estava liberado para fazer seus treinos em referência ao final de semana em Portimão, os pilotos se dividiam calçando os compostos médios e macios.
Sebastian Vettel chegou a liderar, mas foi facilmente desbancado por Max Verstappen e depois por Valtteri Bottas com 1min17s940. Lewis Hamilton fazia uma sessão mais tímida e não chegou a ameaçar a liderança de ninguém.
A primeira bandeira vermelha aconteceu aos 45 minutos do treino, a Alpha Tauri de Pierre Gasly começou a pegar fogo no meio da pista!
A sessão só voltou dezesseis minutos depois, com os pilotos correndo contra o tempo para completarem giros com o pneu macio, mas foi por pouco tempo. Mais uma bandeira vermelha foi acionada depois de toque entre Stroll e Verstappen.
Faltavam apenas nove minutos para o treino acabar quando os carros foram liberados mais uma vez. Bottas se manteve em primeiro, Ricciardo que estava em último pulou para a décima segunda posição e Carlos Sainz melhorou seu registro ficando em quinto. Hamilton que foi atrapalhado em pista e pelas duas bandeiras, não conseguiu registrar volta rápida ficando apenas em oitavo.
A terceira sessão de treinos acontece neste sábado (24) às 7h no horário de Brasília.