Foi sem o famoso “party mode” neste sábado (05) em Monza, Lewis Hamilton conquistou a pole position com o recorde de pista.
Já no início da sessão o inglês não escondeu o jogo e diminuiu o tempo da volta para a casa dos 19 segundos. A dupla da Mercedes era a unica a calçar os pneus médios, os demais fizeram seus giros com os macios.
Algumas voltas foram deletadas por pilotos que excederam o limite de pista, como Charles Leclerc e Kevin Magnussen. No final das contas ambos conseguiram passar entre os quinze primeiros.
Sebastian Vettel, ao contrário do companheiro, ficou apenas com a décima sétima colocação após ser atrapalhado em sua última tentativa. Kimi Raikkonen foi outro prejudicado pelo amontoado de carros, mas conseguiu passa para o Q2.
Na briga interna da Mercedes, Bottas superou Hamilton no Q2 e passou para a etapa final do treino em primeiro lugar, batendo o recorde de pista com 1:18.952 em sua última tentativa, o inglês deu mais um giro, mas não chegou a melhorar o próprio tempo.
Carlos Sainz apareceu então pela primeira vez em terceiro lugar, frente a Sergio Perez e Max Verstappen que não vinha conseguindo se colocar entre os três primeiros neste sábado.
Os pilotos escolheram o composto macio para largar na corrida!
Entre os eliminados estavam Esteban Ocon e Daniil Kvyat que vinham de bons treinos livres, mas diferente de suas duplas de equipe não se deram bem no qualificatório. Leclerc também não conseguiu superar o carro ruim e mais uma vez a Ferrari larga fora dos dez primeiros colocados.
Para evitar a confusão do ano anterior, os pilotos não demoraram muito para dar suas primeira voltas, os carros da Mercedes foram na frente sem nem pensar em pegar vácuo e Hamilton já conquistava a pole provisória.
Perez era quem aparecia em terceiro e Alexander Albon foi alvo “das voltas deletadas” e teve que esperar até a segunda rodada de giros para tentar algo melhor.
E assim como no início do Q3, o final foi antecipado com nenhum piloto querendo pegar engarrafamento, o tailandês da Red Bull Racing conseguiu dar sua volta e ficou com a nona colocação a frente de Gasly.
Hamilton deu sua última volta e bateu o recorde de pista com 1:18.887 apenas 0s069 a frente do companheiro de equipe, Bottas.
A surpresa de fato ficou com a falta de um carro da RBR na segunda fila, Sainz conseguiu um incrível P3 e larga a frente de Sergio Perez em quarto.
A ideia de eliminar o “modo festa” parece não ter dado um bom resultado para a equipe austriaca que larga em quinto com Verstappen.
A corrida acontece no domingo (06) às 10h no horário de Brasília.