Nesta sexta-feira (04) a maioria dos pilotos não enrolou para entrar no circuito, logo que o TL1 foi liberado a dupla da Haas, Ferrari e Mclaren foram dar seus primeiros giros, mas sem registros.
Vinte minutos após os pilotos darem umas voltas e recolherem, Alexander Albon abriu o teste oficialmente, após o piloto da Red Bull Racing dar seus giros todos os demais começaram a entrar na pista, ao ponto de criar os conhecidos engarrafamentos de Monza.
Dado uma hora da sessão quem liderava era Albon, com Valtteri Bottas em segundo e Lance Stroll em terceiro.
Os pilotos estavam revisando entre composto médios e duros.
Com o engarrafamento sendo superado as posições começaram a se alinhar, Lewis Hamilton passou a liderar e Bottas chegou a pular para a segunda posição mas teve o tempo deletado após invadir limite de pista. Verstappen então assumiu o segundo posto com Ricciardo em terceiro.
Começando uma nova rodada de giros, o holandês da RBR acionou a bandeira vermelha após perder a traseira do carro e bater. Antes disso, Bottas – que colocou os pneus médios – pulou para a liderança da sessão e Perez passou a frente do australiano da Renault.
A pista não demorou a ser liberada, mas as equipes esperaram alguns minutos a mais antes de mandar seus motoristas para dar mais giros.
Consequentemente, a escolha do momento de sair gerou um novo engarrafamento, a maioria usava os compostos macios e na primeira tentativa Bottas melhorou seu tempo, seguido de Hamilton e Albon.
No pit lane, a Red Bull Racing encerrava os ajustes no carro de Verstappen que conseguiu entrar em pista com sobra de tempo. O piloto conseguiu a quinta colocação na segunda rodada de giros.
Quem não estava bem era Sebastian Vettel que deu poucos giros e os que tentou não rendeu nada além de uma penúltima posição.
Em contrapartida, Kvyat e Gasly estavam em P4 e P6, respectivamente usando o composto médios contra os macios dos demais no top 10, tirando Ricciardo que também calçavam os médios.
Entrando nos dez minutos finais, algumas equipes passaram a se dedicar a treinos de largada, com isso o cenário não mudou e Bottas terminou sendo o mais rápido da manhã.
O segundo treino na Itália acontece ainda hoje às 10h, horário de Brasília.
.