A previsão do tempo falhou mais uma vez neste sábado (29), a chuva não chegou em Spa. Só uma garoa deu as caras, mas nada que comprometesse a terceira sessão.
Depois de enfrentarem problemas na sexta-feira a Haas mandou seus pilotos para a pista logo cedo, foram os únicos a fazerem registros nos primeiros 20 minutos de sessão.
Passado esse tempo todos começaram a dar suas voltas revezando entre os três pneus.
Com a entrada da dupla da Mercedes e Max Verstappen ninguém mais conseguiu aparecer na primeira colocações naquela primeira tentativa de giros rápidos.
Valtteri Bottas era quem liderava e o piloto da Red Bull Racing era o segundo. Lewis Hamilton não conseguia acertar sua volta e estacionou em terceiro. O destaque até aquele momento era Pierre Gasly na quinta posição a menos de 1 segundo separando ele do primeiro colocado.
Os carros da Ferrari tentaram algo, mas parece ser um final de semana perdida para a equipe e seus clientes de motor.
No circuito a garoa vinha em alguns pontos e ia embora, nada que tenha afetado diretamente na escolha dos pneus. Mesmo assim as equipes fizeram uma longa pausa dentro do box e só foram sair para a última rodada de tentativas faltando oito minutos para o fim da sessão.
Todos os pilotos saíram na pista ao mesmo tempo com os pneus macios, Hamilton conseguiu assumir a liderança e não foi ameaçado, tanto Verstappen quando Bottas não conseguiram melhorar seus tempos, com isso foi a chance de Esteban Ocon e Lando Norris fecharem os três primeiros lugares, respectivamente.
Albon conseguiu terminar a frente do companheiro de equipe em quarto, diferente dele, Vettel não conseguiu superar ninguém ao ficar na última colocação.
O treino classificatório acontece ainda hoje às 10h no horário de Brasília e promete um equilíbrio entre as equipes da frente que não foi visto até agora no calendário.