Nesta sexta-feira (28) a Mercedes manteve sua força e garantiu a dobradinha na primeira sessão na Bélgica em pista seca. Racing Point promete!
A previsão é de chuva final de semana inteiro em SPA, mas ela não chegou no TL1. Talvez a intensão de treinar com chuva, fez com que os pilotos esperassem mais de 20 minutos para sair na pista, mas sem ela chegar as equipes foram para seus giros.
Charles Leclerc foi o primeiro a fazer registro, logo desbancado por Max Verstappen que liderou boa parte do treino com o composto duros.
Assim como ele, Valtteri Bottas também registrou volta com os duros e marcou a segunda posição, com o companheiro de equipe só em quarto com a goma média.
Em terceiro estava Sérgio Perez, mas diferente dos outros calçava o pneu macio, voltas depois Stroll também entrou em pista com o mesmo composto e passou a frente do mexicano.
Com a Ferrari a coisa não era nada boa, faltando menos de uma hora para o fim da sessão, Leclerc estava apenas em décimo segundo e Sebastian Vettel aparecia em décimo sétimo atrás das Williams.
As duas Haas e Antônio Giovinazzi não tinham registro até então por problemas nos carros!
Em mais tentativas com o composto médios, Hamilton marcou a volta mais rápida e passou a liderar o treino.
Depois de uma pausa de dez minutos sem carros no circuito, Norris foi o primeiro a registrar tempo, ele que aparecia em sexto pulou para a primeira posição com os pneus macios.
Depois de Lando, todos os pilotos passaram a calçar os pneus macios e pulando para a primeira posição. Primeiro foi Carlos Sainz, depois Alexander Albon. Daniel Ricciardo não conseguiu o mesmo feito, mas pulou para terceiro.
Foi então que a dupla da Mercedes entrou em pista e passou a liderar mais um vez com o aniversariante do dia, Bottas.
Dos pilotos da frente, Verstappen foi o último a entrar nesta nova rodada de giros e conseguiu a terceira colocacão.
A dupla da Ferrari não conseguiu melhorar nada em relação aos outros, de modo geral o motor da escuderia não estava tendo força durante a sessão, o melhor colocado era Kimi Raikkonen da Alfa Romeo em décimo terceiro.
Faltando dez minutos para o fim, alguns pilotos ainda tentaram um terceiro registro, mas pouca coisa mudou.
O finlandês se garantiu na primeira colocação, com Hamilton em segundo e Verstappen em terceiro. A dupla da Racing Point se firmou como terceira força do grid em quarto e quinto. O treino mostrou certo equilíbrio entre os primeiros colocados.
Destaque para Esteban Ocon em sétimo, sendo o mais rápido do segundo pelotão.
O TL2 acontece ainda hoje às 10h no horário de Brasília.