Barcelona foi palco de mais uma corrida que prometia chuva, mas ela não veio. Mesmo com o défice dos pneus, Lewis Hamilton ganhou com 24s de vantagem para o segundo colocado.
Na largada Valtteri Bottas não foi bem, em contrapartida a dupla da Racing Point foi bem demais, ambos pularam a frente junto com Max Verstappen o finlandês conseguiu recuperar pelo menos a quarta posição, mas Stroll já tinha ido embora. Hamilton abria lá na frente.
Bottas só foi conseguir ultrapassagem em cima de Stroll na quinta volta e tinha uma longa jornada até chegar em Verstappen. Hamilton na primeira posição segurava o ritmo para poupar os pneus, algo que poderia ajudar o finlandês na ultrapassagem.
No meio do pelotão poucas ultrapassagens de fato aconteceram, muito devido ao próprio circuito que é difícil de ultrapassar, quanto o fator pneus. Kvyat foi um que tentou por muitas voltas ultrapassar Vettel, mas o alemão segurou bem.
Na primeira colocação Hamilton parou de economizar e passou a dar volta mais rápida atrás de volta mais rápida e abrir larga vantagem para Verstappen, já Bottas não seguia em mesmo ritmo e não conseguia chegar no segundo colocado que estava reclamava dos pneus.
Albon foi o primeiro a parar e colocar o composto duro afim de chegar até fim da corrida e ser o teste da equipe, ver como o carro ia trabalhar para então pensar na estratégia de Verstappen.
Contudo, os pneus não estavam indo nada bem e a Red Bull Racing não teve outra opção além de parar o holandês que colocou os médios, indo possivelmente para duas paradas.
Em sequencia os outros pilotos também passaram a fazer seus pits, entre eles a própria dupla da Mercedes que também foi na mesma estratégia de Verstappen e calçaram os pneus médios.
Na nona colocação uma disputa com cinco pilotos acontecia, a maioria estava com pneus novos, Magnussen que ainda estava sem trocar e ocupava a colocação em disputa foi sendo ultrapassado.
A Ferrari por fim então parou seus pilotos, assim como a Racing Point todos entrando em um emaranhado de disputas na pista quando saíram do pit. Daniel Ricciardo era um dos únicos a não parar e ocupava a quarta posição. Ele parou apenas na volta 36.
A preocupação era uma possível chuva chegar nas últimas voltas, mas nuvens já cobriam o circuito.
Foi então que Leclerc teve uma pane no carro e rodou em pista, ele conseguiu retornar ao circuito, mas teve que abandonar a prova. Duas voltas depois Verstappen fez sua segunda e última parada repetindo os pneus médios, enquanto a dupla da Mercedes abria distância.
Na volta 45 os dez priemrios eram: Hamilton, Bottas, Verstappen, Perez, Kvyat, Vettel, Stroll, Sainz, Albon, Gasly.
A volta 50 chegou e nada de chuva aparecer, a Mercedes chamou seus pilotos para a última parada, Bottas saiu com os pneus macios e Hamilton pediu os médios. Na quinta colocação, Vettel estava em discussão com a equipe se iria até o fim da corrida com seus pneus macios e ele decidiu por isto!
Perez que estava a frente do alemão, foi punido com cinco segundos por ignorar bandeira azul. Vettel poderia acelerar e diminuir esse tempo e terminar em quarto, mas o piloto da Ferrari estava a ponto de ser ultrapassado por Stroll.
Depois disso, foi muito fácil para os pilotos que vinham atrás passar Vettel que estava com uma Ferrari ruim e pneus muito usados. Contudo, ele conseguiu se manter na zona de pontuação.
Na frente Hamilton abria larga vantagem e Bottas que tinha bastante tempo para o quarto colocado, parou mais uma vez para tenta uma volta rápida. Contudo, ele teria que se livrar no transito primeiro!
O finlandês conseguiu o feito, enquanto Lewis Hamilton ganha sua 88° corrida e Verstappen termina em segundo.
Agora a F1 descansa uma semana e volta daqui 14 dias para o GP de SPA.