A manhã deste sábado (15) começou na casa dos 49°C na pista de Barcelona e mesmo com o fator “pneus” a Mercedes garantiu mais uma pole position no campeonato de 2020 da Fórmula 1.
A Williams foi a primeira a liberar seus carros quando o circuito foi liberado. Assim como eles, os pilotos que entravam em seguida claramente estavam dando preferencia para o composto macio e foi assim quase toda a sessão.
Hamilton a partir dai passou a liderar com a dupla da Racing Point bem próxima, separando ele de Valtteri Bottas em quarto lugar. Depois de concluídas os primeiros giros quem estava na zona de eliminação era a dupla da Haas, da Alfa Romeo e Latifi.
Contudo, quando os pilotos voltaram para mais uma tentativa aconteceu uma troca de posição. Pela primeira vez a Alfa Romeo viu um de seus carros classificados no Q2. Kimi Raikkonen se deu melhor que George Russell que desta vez fica fora dos quinze primeiros colocados.
Lá na frente, Bottas conseguiu subir uma posição, ficando atrás do hexacampeão e de Sergio Perez. Max Verstappen e Charles Leclerc terminaram em quarto e quinto, respectivamente.
Indo na contramão do esperado, a Mercedes entrou para fazer o melhor tempo no Q2 com os pneus macios. Os outros oito primeiros colocados fizeram a mesma escolha, o que indica que deva acontecer paradas precipitadas na corrida.
Hamilton seguia sendo o líder da sessão, mas dessa vez ninguém o separava de seu companheiro de equipe. A Racing Point seguia as primeiras colocações de perto. Destaque também para Pierre Gasly e Carlos Sainz que passaram para o Q3 em quinto e sexto, respectivamente.
Na segunda tentativa de registros quase todos os carros entraram em pista ao mesmo tempo, entre os eliminados estava Sebastian Vettel que ficou de fora do TOP10 por ser 0s002 mais lento que Lando Norris.
O Q3 terminou de forma diferente dos últimos qualis, desde o início da sessão os pilotos estavam dando prioridade para o composto macio e mais uma vez o calçaram. Hamilton deu seu primeiro giro e o imaginado é que com aquele tempo ele teria a pole provisória, mas que melhoraria seu próprio registro.
Contudo, tanto ele quando os demais pilotos não conseguiram mudar muita coisa em suas segundas e definitivas voltas. O tempo feito no primeiro giro que garantiu a pole position do inglês, assim como o segundo lugar de Bottas e o terceiro de Verstappen. Com essa pole position, Lewis Hamilton larga da primeira posição pela 92° vez.
A Racing Point confirmou seu bom desempenho e a dupla larga amanhã (16) entre os cinco primeiros.
A corrida acontece às 10h no horário de Brasília.