Depois de muita chuva no início do dia, o TL3 da Hungria neste sábado (18) começou com o tempo fechado, mas sem água.
Mesmo assim, os pilotos demoraram para sair e dar seus giros. Quase vinte minutos já tinham se passado do treino e só Kimi Raikkonen e a dupla da Williams haviam registrado tempo.
Foi então que as demais equipes começaram a se mexer e liberar seus pilotos.
Ferrari, Red Bull Racing e Mercedes estavam em pista. A dupla italiana foi a primeira a fazer volta e ocupa posições 1-2 logo superados por Verstappen e a dupla da Mercedes.
Essa última vinha soltando um pouco de óleo em pista, mas nada que parecia prejudicar a performance com Hamilton em primeiro e Bottas em segundo, só causou algumas pequenas escorregadas.
Depois de um tempo Lando Norris, Sérgio Perez e Lance Stroll se colocavam entre as três grande equipes.
Faltando 25 minutos para o treino acabar, a maioria dos pilotos voltaram ao box, Pierre Gasly, especificamente devido a falta de potência em sua Alpha Tauri, o francês passou o TL1 arrumando esse problema com a equipe, mas parece não ter resolvido.
Vettel e Leclerc entraram em pista para mais uma tentativa, o alemão pulou para a quarta posição e Leclerc conseguiu superar a primeira do hexacampeão. Contudo, a Mercedes de Bottas vinha logo atrás e superou o monegasco com 0s344. Hamilton tentou dar o troco, mas ficou só com a segunda posição.
Verstappen pela primeira vez calçava o composto macio, como todos os outros, em seu giro ele reclamou de problemas com o câmbio e terminou com o quarto registro.
Tanto Perez, quanto Stroll superaram o holandês antes do fim da sessão. O primeiro terminou o dia na terceira colocação.
E Gasly, mesmo com aqueles problemas terminou em nono lugar.
A classificação acontece ainda hoje às 10h no horário de Brasília.