Depois de grande atuação no treino classificatório, Lewis Hamilton garantiu sua vitória neste domingo (12), mas o destaque foi para atuação dos pilotos do meio pelotão.
Mesma pista, mas largada totalmente diferente neste Grande Prêmio, os pilotos foram bem mais agressivos. Com Carlos Sainz começando o dia no ataque a Max Verstappen e quase ultrapassando o holandês, mas antes de conseguir um novo ataque, a dupla da Ferrari se enroscou no fundo do pelotão e Sebastian Vettel com o carro muito danificado teve que abandonar.
O carro de segurança entrou em pista, e permaneceu por pouco tempo até o asfalto estar totalmente limpo.
Na relargada nada mudou nas primeiras colocações, em compensação os pilotos do meio pelotão vieram com tudo em suas tentativas. Enquanto isso, Leclerc abandonava. Os dois carros da Ferrari fora.
Sainz que começou agressivo, não conseguiu segurar mais a posição. Ele foi ultrapassado por Bottas e Albon, os resto da corrida foi difícil para o espanhol que parecia não ter ritmo.
Outra disputa que aconteceu foi entre as Renault, Ricciardo chegou a pedir para Ocon abrir passagem, mas o francês não o fez e a briga pela posição foi bem acirrada. O australiano se deu melhor, mas a ultrapassagem nem chegou a ser necessária já que Ocon abandonou logo em seguida.
Verstappen foi quem abriu as paradas no pit lane e calçou o composto médio, Hamilton parou logo em seguida, enquanto Bottas tentava abrir distancia e voltar na frente do piloto da Red Bull Racing.
A estrategia mudou, o finlandês não conseguiu abrir o suficiente, a ideia então era que com os pneus mais novos o piloto conseguisse chegar em Verstappen no final da corrida e ultrapassar.
Quem estava se dando bem, era a dupla da Racing Point que escalava o pelotão sem parar. Perez que largou do fundo já alcançava a quarta posição. Junto deles a McLaren com Norris, também fazia um bom trabalho em pista.
Na frente as coisas não estavam indo muito bem para o Bottas, ele não estava conseguindo chegar em Verstappen, enquanto isso Hamilton abria lá na frente.
Perez fazia um show a parte e faltando quinze voltas para o fim buscava o quarto lugar em cima de Albon. Foi quando o finlandês da Mercedes passou a reagir e aproveitar que Verstappen parecia ter problemas no carro.
Stroll também estava levando um tempo para ultrapassar Ricciardo a frente dele, coisa não muito boa para os desgastes dos pneus!
Bottas passou Verstappen faltando menos de cinco voltas para o final, mas não foi fácil, o piloto da Red Bull Racing defendeu muito bem a posição por várias curvas, mas com o composto mais desgasto não conseguiu segurar e caiu para a terceira colocação.
A emoção foi grande no final com Perez se enroscou em Albon e quebrando a asa dianteira, atrás dele Norris vinha voando e fez três ultrapassagens na última volta terminado na quinta colocação. O piloto da McLaren se mantem em terceiro no campeonato.
Vitória inquestionável de Lewis Hamilton, mas uma corrida vibrante para Perez e Norris.
A Fórmula 1 já volta no próximo domingo com o GP da Hungria!