Com quase uma hora de atraso o treino classificatório aconteceu na Áustria. A ideia inicial era nem correr na chuva, mas as equipes encararam o desafio e muitos pilotos deram show neste sábado (11).
As voltas não foram nada rápidas comparado ao que poderia acontecer em uma pista seca, mas isso não tirou a emoção de quem assistiu. No Q1 o alemão Sebastian Vettel começou a puxar a liderança, mas era difícil manter as posições. As voltas registradas entre os pilotos não paravam de acontecer devido às condições de pista que obrigou eles a permanecer no circuito e aproveitar tudo que podiam.
Hamilton foi quem terminou na primeira posição, mas o destaque mesmo foi para George Russell que passou para a segunda etapa da sessão na décima segunda posição. Seu parceiro de equipe, Latifi foi um dos eliminados junto a Perez, Raikkonen, Grosjean e Giovinazzi que causou um acidente durante o treino.
Assim como no início da sessão, os pilotos não perderam tempo e já fizer uma fila no Pit Lane para o início do Q2. A chuva aumentou neste momento do treino, mas Hamilton se manteve como o homem mais rápido, seguido por Verstappen.
Mais uma vez a Ferrari viu um de seus pilotos ficar fora do top 10, Charles Leclerc larga em décimo quarto, após se classificar em décimo primeiro, mas sofrer punição por atrapalhar a volta de Kvyat. O russo também ficou fora do Q3, mas a Alpha Tauri contou com a presença de Gasly classificado em quinto.
A última etapa do treino começou a todo vapor com Verstappen já abrindo a tabela de tempos, a disputa pela pole era entre ele e Hamilton.
E foi muito boa! Ambos tentaram duas voltas finais, com o inglês a frente na primeira tentativa, Verstappen tentou seu máximo, mas acabou errado. Hamilton que já tinha garantido a pole position ainda deu mais uma volta, terminando a 1s2 do holandês.
A briga atrás deles também foi das grandes. Destaque para Carlos Sainz que superou a Mercedes de Bottas e cravou o terceiro melhor tempo.
Esteban Ocon e Gasly também fizeram grandes voltas, eles largam em quinto e sétimo, respectivamente.
Lando Norris que conseguiu a sexta posição, perde três colocações no grid amanhã devido a uma punição referente ao TL2.
A corrida acontece amanhã às 10h no horário de Brasília.