Um tiro no pé? Proposta de mulheres na Ferrari divide opiniões de profissionais

Na última semana, Mattia Binotto deu declarações sobre certo interesse da Ferrari em investir em garotas na Drivers Academy da equipe, que até hoje só contou com a presença de homens.

Em primeiro momento muitos aplaudiram a afirmação do chefão. Contudo, a quem realmente interessa – as atletas dentro automobilismo – a “promessa” foi vista como puro marketing por algumas.

A presença das mulheres na categoria se tornou uma pauta urgente e cada vez mais possíveis candidatas estão surgindo para esse cargos, mas é de maior importância colocar alguém de forma autêntica e que abra as portas para as mulheres não só competirem em algumas corridas e sim permanecerem em futuros campeonatos.

E a proposta do chefe da equipe mais tradicional do automobilismo não convenceu a todas.

A alemão Sophie Floersch, que corre pela Fórmula Regional Europeia, criticou a fala de Binotto pelas redes sociais, “Enquanto estivermos apenas com pautas de marketing nas corridas, nada mudará! Temos que mostrar que somo iguais, questão de conceito”.

Em contrapartida, a CEO da W Series Catherine Bond Muir, gostou das intenções da academia da Ferrari, “sei que eles entraram com a discussão apenas nas mídias sociais, mas devemos lembrar que a um ano atrás não havia muitas mulheres envolvidas no automobilismo de alto nível … Não acho que seja só um plano de marketing”.

Em paralelo a toda essa discussão, uma das estrelas do momento e a primeira campeão da W Series, Jamie Chadwick, deu uma forte declaração sobre seu desejo de provar que mulheres estão ao mesmo nível que os homens dentro do esporte ao motor, “o objetivo principal é chegar à Fórmula 1… quero faze-lo com base no meu mérito. Acho que com a oportunidade certa e o apoio certo chegarei lá. E não é só para mim, é para todas as mulheres. Competir na Fórmula 1 é algo que eu quero provar que podemos fazer”.

Marketing ou oportunismo de Binotto, ninguém sabe afirmar com certeza, mas a pauta deve ser mantida nos diálogos entre expectadores, pilotos e principalmente ente os representantes da Fórmula 1 .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *